Em janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atuou em 76 ocorrências de incêndio em edificações, marcando um aumento de 52% em relação ao mesmo mês de 2024, quando foram registrados 50 casos. Os dados foram fornecidos pelo Fênix - Sistema de Gestão Operacional do CBMAL, e destacam a necessidade de cuidados preventivos para evitar esse tipo de acidente, especialmente em Maceió.
Na capital, a maior incidência de incêndios ocorre na Parte Alta. Entre os 76 casos registrados em Maceió, 18,4% (14) aconteceram nos bairros de Jacintinho (4), Antares (4), Cidade Universitária (3) e Clima Bom (3), que lideram o número de ocorrências na região. Na Parte Baixa, foram 10,5% (8) das ocorrências, com destaque para os bairros da Jatiúca, com 5 casos, e Centro, com 3 registros. Além de Maceió, em 2024, Alagoas registrou 568 incêndios em edificações, sendo mais da metade (54,9%) na capital. Outros municípios com incidências significativas foram Arapiraca (46) e Penedo (27). Maceió concentrava, até o ano passado, 45,1% das ocorrências, com 77 na Parte Alta, e 64 na Parte Baixa. Entre os bairros mais afetados estavam Benedito Bentes, Cidade Universitária, Jacintinho e Tabuleiro dos Martins, na Parte Alta, e Centro, Trapiche da Barra, Jatiúca e Ponta Verde, na Parte Baixa.
Esses números ressaltam a importância do trabalho contínuo realizado pelos batalhões do CBMAL, que, além de combater incêndios, também desempenham um papel fundamental na prevenção e conscientização da população. O CBMAL enfatiza a necessidade de cuidados como a realização de manutenções periódicas nas instalações elétricas, o que ajuda a evitar sobrecargas e improvisações que podem desencadear incêndios.