Por:

IBGE lança ação Nordeste em Números

Empreendedores, pesquisadores e gestores públicos terão uma nova fonte de dados sobre o Nordeste com o lançamento da publicação Nordeste em Números, anunciada no Instituto Ricardo Brennand, em Recife. Fruto de uma parceria entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o documento é um recorte regionalizado do Brasil em Números, publicação nacional que chega à 32ª edição.

A iniciativa reforça o papel da Sudene na construção de conhecimento sobre a região. Durante o evento, o superintendente Danilo Cabral destacou a importância do projeto: "Estamos reposicionando a Sudene, devolvendo a ela o protagonismo de pensar o futuro e as oportunidades do Nordeste. Não se faz planejamento sem informações que fundamentem decisões assertivas. Este é um ponto de inflexão para avançarmos na reconstrução da cidadania dos nordestinos".

O objetivo é oferecer um instrumento robusto e confiável para aprimorar a tomada de decisões na gestão pública e atrair investimentos. "O Nordeste em Números busca apresentar o maior detalhamento possível do território para investidores que consideram a Região o próximo destino dos seus negócios", explicou Cabral.

Para Márcio Pochmann, presidente do IBGE, a publicação reforça o compromisso com a qualidade da informação em um cenário de transformações geoeconômicas e demográficas. "Hoje o Brasil vive uma inflexão demográfica, com desmetropolização e interiorização. Para sabermos para onde queremos ir, precisamos saber onde estamos. O IBGE contribui com a regionalização das informações, destacando a realidade do Nordeste para o enfrentamento das desigualdades regionais", afirmou.