Por:

PI: Polícia entrega 201 celulares recuperados

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) realizou a devolução de mais 201 celulares roubados ou furtados, recuperados em operações realizadas pela instituição. A entrega ocorreu na sede da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em Teresina.

"Meu esposo foi assaltado há 10 meses. A gente não tinha nem previsão de recuperar o celular. E graças ao trabalho da polícia, conseguimos. Esse projeto foi uma bênção de Deus, e outros estados vieram aqui para copiar. Tem muita gente que não pode comprar outro aparelho, então recuperar é uma grande conquista. Só temos a agradecer", disse Jucelia Oliveira, uma das beneficiadas.

O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou a importância da iniciativa na redução da criminalidade e recuperação de bens furtados ou roubados. "Essa política pública, lançada em janeiro de 2023, tornou-se nacionalmente conhecida pela sua eficácia. Desde então, conseguimos recuperar quase 10.500 celulares, o que representa mais de 20 milhões de reais em aparelhos restituídos. Vários estados da federação vieram conhecer o projeto, e dez já o implementaram, incluindo Alagoas recentemente. Nossa expectativa é que, até o final do ano, 70% dos estados já tenham adotado essa estratégia", afirmou Zanatta.

Além da recuperação dos aparelhos, a iniciativa tem um impacto direto na redução do mercado ilegal de celulares, dificultando a revenda de dispositivos roubados.

Para receber o aparelho, os proprietários precisaram apresentar documentos como nota fiscal e boletim de ocorrência. A SSP-PI reforça que a população deve registrar crimes dessa natureza para facilitar a recuperação e devolução dos bens furtados.