Por:

Visibilidade trans em pauta no Ceará

O Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado hoje, 29 de janeiro, é uma data fundamental para o reconhecimento e a valorização das travestis, mulheres e homens trans no Brasil. Desde sua criação, em 2004, a data simboliza a luta por respeito, dignidade e inclusão da população transgênero na região, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam cidadania e proteção a essa comunidade.

No Ceará, a Secretaria da Diversidade preparou uma série de atividades para marcar a data e reforçar o compromisso com a promoção dos direitos LGBTI .

Nesta quarta-feira (29), a programação inclui debates, rodas de conversa e ações de conscientização.

Na Vila Social do Canindezinho, em Fortaleza, ocorrerá um debate alusivo ao Dia da Visibilidade Trans, às 14h, com foco nas pessoas usuárias do equipamento. Já em Pacatuba, a Coordenadoria da Diversidade promove uma atividade no Auditório do Céu, às 9h, voltada para a população trans da cidade. Em Fortaleza, a Coordenadoria da Diversidade realiza o conhecido "Dia T", com uma roda de conversa às 9h30, reunindo pessoas trans, travestis e movimentos sociais.

A Secretaria reforça que ações como essas são essenciais para dar visibilidade às demandas e conquistas da população trans, além de promover um diálogo amplo e constante sobre a verdadeira necessidade de combater o preconceito e a violência.