Por:

CE promove evento para internas LGBT

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e apoio da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará (Sediv), realizou um evento voltado para a visibilidade trans e a defesa dos direitos da comunidade LGBTQIAPN na Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne. O evento fez parte das comemorações do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.

O evento teve como objetivo promover o reconhecimento e a garantia dos direitos da população LGBTQIAPN no contexto prisional, com ênfase em ações voltadas para a inclusão, cidadania e respeito à diversidade. Essa ação representa um avanço na promoção dos direitos humanos e da igualdade dentro do sistema penitenciário.

A programação iniciou com palestra do psicólogo Hugo Nogueiro, do Centro Estadual de Referência LGBT , que abordou os direitos da comunidade LGBTQIAPN , com ênfase em orientações sobre equipamentos de apoio, educação em direitos e letramento sobre diversidade sexual e de gênero. Em seguida, o grupo "Portugays", formado por internos da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, realizou apresentação teatral sobre os desafios da comunidade LGBTQIAPN .

A Defensoria Pública do Estado do Ceará prestou atendimento jurídico às internas e distribuiu lanches, oferecendo suporte adicional. Luisa Níver Dias Pessoa, defensora pública, destacou que o evento fortalece a identidade de gênero e a compreensão sobre os direitos dessa população no sistema prisional.

Kelsen de Sá, diretor da UP-Itaitinga5, falou sobre a responsabilidade da SAP em garantir os direitos da população LGBTQIA .