O governador Paulo Dantas instituiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Alagoas, direcionado às escolas das redes públicas estadual e municipais, com o objetivo de monitorar o desempenho educacional no estado e promover melhorias nos indicadores de aprendizagem.
Este novo instrumento visa impulsionar a melhoria da qualidade do ensino ao desenvolver estratégias para a recomposição da aprendizagem, focando especialmente na redução das desigualdades.
O Ideal busca também qualificar as práticas pedagógicas ao fomentar ações que estimulem resultados positivos na educação. Parte desse planejamento estratégico inclui a concessão de premiações e condecorações, como forma de reconhecimento aos esforços bem-sucedidos na área educacional. Além disso, o índice ajudará a subsidiar a definição de metas para garantir a evolução da qualidade no ensino básico de Alagoas.
O Ideal será calculado com base nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas, que avalia as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação levará em conta três indicadores principais: desempenho, equidade de aprendizagem e rendimento dos estudantes. Com isso, o objetivo é não só medir o progresso educacional, mas também orientar a implementação de políticas públicas para a melhoria contínua dos sistemas de ensino estadual e municipal.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância da iniciativa, destacando o compromisso do governador em proporcionar um futuro mais promissor para todos os alunos de Alagoas. Ela enfatizou que o Ideal surge como uma ferramenta essencial, somando-se ao Saveal, que já oferece uma avaliação diagnóstica importante sobre o desempenho dos estudantes.
"O Ideal chega para se somar ao nosso Saveal, que nos permite uma importante avaliação diagnóstica, refletindo o desempenho dos nossos estudantes, para que possamos identificar os pontos de melhoria. O Ideal, portanto, surge não apenas como mais um índice destinado à equidade na educação, mas também como um instrumento de valorização dos nossos profissionais, que trabalham diariamente na execução de programas exitosos", afirmou Roseane.