Como resultado do reforço no enfrentamento à criminalidade, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou a apreensão de seis toneladas de drogas durante todo o ano de 2024, conforme levantamento feito pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim). O resultado é fruto da intensificação das ações e operações desencadeadas pelas polícias nos 75 municípios sergipanos, com base em informações estratégicas obtidas pela Divisão de Inteligência da Polícia Civil (Dipol) e pela Agência Central de Inteligência da Polícia Militar (ACI).
A partir das informações de inteligência norteadas também pelas denúncias da população, as forças de segurança pública mapeiam situações de tráfico de drogas e aplicam recursos operacionais para apreensão, conforme detalhou a tenente Vanessa Oliveira, integrante da Assessoria da Comunicação da Polícia Militar. "O trabalho da Inteligência analisa e faz a triagem das informações, sendo também importante a integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil", enfatizou.
É com a análise dos dados repassados à inteligência das forças de segurança pública que grupos criminosos voltados ao tráfico são desarticulados, inclusive com a apreensão de drogas, assim como destacou o delegado Rafael Kaufer. "A Polícia Civil conta com o apoio da Dipol para avançar nas investigações, com um trabalho muito mais técnico e aprofundado para identificar envolvidos, apreender drogas e obter as condenações dos investigados. A interação entre as polícias Civil e Militar também é fundamental", ressaltou.