Por:

Sergipe avança na fluência em leitura

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou os resultados do Índice de Fluência Leitora (IFL) referente a 2024. O levantamento, conduzido pela Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave), revelou um aumento de 45,5% na fluência em leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental na rede pública de Sergipe. Participaram da avaliação 20.451 estudantes.

O IFL mediu a capacidade de leitura de palavras e textos em dois momentos: no início e no final do ano letivo. Essa abordagem permitiu acompanhar o desenvolvimento dos alunos e traçar um perfil mais detalhado da alfabetização. No início de 2024, o índice médio de fluência foi de 3,3, enquanto no final do ano letivo chegou a 4,8, consolidando o avanço significativo.

A diretora da Ceave, Joniely Cruz, destacou que os dados são essenciais para o diagnóstico e formulação de ações no âmbito do Programa Alfabetizar Pra Valer, uma iniciativa estadual voltada para a alfabetização. O chefe do Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional , Alexandre Guimarães, explicou que os resultados indicam redução de 70% para 44% no nível pré-leitor, aumento de 27% para 45%.

O Programa Alfabetizar Pra Valer tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de alfabetização. A plataforma Parc disponibiliza os dados para gestores, técnicos e professores, permitindo um acompanhamento detalhado e o planejamento de intervenções pedagógicas. Segundo o secretário de Educação, Zezinho Sobral, os avanços são resultado do trabalho coletivo que envolve professores, diretores e gestores, garantindo o aprimoramento das políticas educacionais.

A edição de 2024 contou com 97% de participação dos alunos esperados, um total de 20.451 estudantes.