Por: Martha Imenes

CORREIO JURÍDICO | Conbrascom: ministro pontua desafios da comunicação institucional

Ministro Flávio Dino encerrou o Conbrascom | Foto: Divulgação

Profissionais da comunicação de diversas instituições do país participaram, na última sexta-feira, do último dia da 19ª edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em São Luís (MA).

No encerramento, durante a fala sobre "Desafios atuais para a Justiça no Brasil", o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, destacou que o maior desafio atual da comunicação institucional não está mais na forma, mas no conteúdo.

"Comunicar não é apenas responder demandas ou produzir pautas. A questão central, que vai além das assessorias e envolve todos os membros das instituições, é: o que, afinal, temos a dizer diante do barulho ensurdecedor que hoje se forma em torno da Justiça?", questionou o ministro.

 

Desafios

1) Afirmar e comunicar, diariamente, a legitimidade institucional com exemplos práticos e acessíveis, capazes de competir com o encantamento promovido pelo discurso de ódio;

2) Manter firmeza institucional com transparência, sem omissão, mesmo em tempos de crise, reafirmando o compromisso público de quem escolheu servir à sociedade;

3) Defender valores inegociáveis, como o constitucionalismo social, a proteção dos mais pobres e o enfrentamento das desigualdades — princípios que devem orientar toda atuação institucional e política de comunicação.

 

Participações

Além do ministro do Supremo, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho e a presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Débora Diniz, entre outras personalidades.

 

Palestra magna tratou de equidade racial e de gênero

Palestra da filósofa e escritora Djamila Ribeiro | Foto: Divulgação

A palestra magna da filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro arrancou aplausos do público. Reconhecida como uma das mulheres mais influentes do mundo, Djamila é colunista da Folha de S. Paulo e coordena a coleção Feminismos Plurais. Ela destacou a importância da comunicação na construção de políticas públicas voltadas à equidade racial e de gênero. Além de ressaltar a importância de uma abordagem humanizada.

"A comunicação é uma área-chave, sobretudo quando se trata da atuação de tribunais, por exemplo. É por meio da comunicação que conseguimos fazer com que as pessoas identifiquem situações de violência, compreendam seus direitos", disse.

 

Crise corrói a Democracia

Agosto de 2025 inaugura mais um capítulo da já avançada crise de confiança que corrói a Democracia e a moralidade institucional no Brasil. Diante da nova onda de taxações impulsionadas pelo governo dos Estados Unidos e da instabilidade global, o governo brasileiro acena com medidas econômicas que, mais uma vez, miram os de sempre: consumidores, pequenos empreendedores, servidores públicos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

'Pacotão fiscal'

"Sem força política para negociar com o cenário internacional, a conta sobra, como sempre, para os cidadãos comuns. O 'pacotão fiscal' em discussão ameaça empurrar milhões de brasileiros para o colapso financeiro. O cenário é de sufocamento: aumento de tributos, deterioração dos serviço", avalia a advogada Luciana Gouvêa, especialista em Proteção Legal Patrimonial e Proteção Ética e Legal Empresarial, do escritório Gouvêa Advogados Associados.