Por: Martha Imenes

CORREIO JURÍDICO | Comunicação e Justiça em debate no Maranhão

Conbrascom debate comunicação e justiça no Maranhão | Foto: Divulgação

Começou nesta quarta-feira (6) o XIX Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). O evento vai até o dia 8, em São Luís, Maranhão.

Com o tema "Do viral ao vital: o poder da comunicação na construção da Justiça", o evento reunirá profissionais de destaque para discutir o papel transformador da comunicação na construção da justiça no Brasil.

O Congresso realizará a tradicional cerimônia do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que reconhece as melhores iniciativas de comunicação social. As inscrições para o prêmio fecharam em 16 de maio e os vencedores serão anunciados durante o evento.

 

Grandes nomes

Ministro Flávio Dino presidirá a Turma por um ano. O posto é preenchido por rodízio | Foto: Ton Molina/STF

Organizado pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o congresso tem a participação confirmada de grandes nomes, como Djamila Ribeiro e o ministro Flávio Dino. Além de autoridades, a programação inclui palestras e oficinas com especialistas.

Participação

O Conbrascom reúne jornalistas, assessores, magistrados, servidores públicos, pesquisadores e especialistas para discutir os caminhos da comunicação pública em tempos de desinformação, redes sociais e inteligência artificial, em São Luís, no Maranhão.

Conbrascom reafirma o papel estratégico da comunicação

De acordo com os organizadores, o Conbrascom é mais do que um congresso: é um movimento que reafirma o papel estratégico da comunicação na construção de uma sociedade mais justa e informada.

"O Conbrascom reafirma, a cada edição, o papel estratégico da comunicação pública na construção de uma justiça mais próxima das pessoas. Este ano, com o tema 'Do Viral ao Vital', o congresso propõe uma reflexão essencial sobre o poder da comunicação em tempos de desinformação, redes sociais e inteligência artificial. É um espaço de troca, inovação e fortalecimento das boas práticas no setor", afirma a jornalista Débora Diniz, presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.

Confira as opções de oficinas

? Pega o celular e vem!

Com Anna Beatriz Lessa.

Oficina prática para quem quer aprender, de forma leve e direta, a criar, gravar e editar vídeos com o próprio celular, usando o que já tem em mãos.

? IA na Comunicação: oportunidades, desafios e impactos para profissionais

Com Janiel Kempers.

Mergulho no universo da inteligência artificial e suas implicações no presente e futuro da comunicação pública.

? Acessibilidade além da rampa: inclusão e anticapacitismo na comunicação

Com Mariana Torquato e Fábia Galvão.

Uma conversa necessária e transformadora sobre como tornar a comunicação mais acessível e inclusiva, com reflexões práticas, exemplos reais e aprendizados sobre a linguagem não capacitista.

? Como gerar resultado nas redes sem impulsionamento e com temas limitados

Com Mariana Xavier.

Dicas e estratégias de conteúdo orgânico para redes sociais institucionais, especialmente em ambientes com regras rígidas, temas sensíveis e baixo/nenhum orçamento.

Mais tópicos em discussão

* Acessibilidade além da rampa: inclusão e anticapacitismo na comunicação

Com Mariana Torquato e Fábia Galvão

Uma conversa necessária e transformadora sobre como tornar a comunicação mais acessível e inclusiva, com reflexões práticas, exemplos reais e aprendizados sobre a linguagem não capacitista.

* Como gerar resultado nas redes sem impulsionamento e com temas limitados

Com Mariana Xavier

Dicas e estratégias de conteúdo orgânico para redes sociais institucionais, especialmente em ambientes com regras rígidas, temas sensíveis e baixo/nenhum orçamento.