Por:

sextou! Um DF de   opções de lazer

CINEMA

Hamnet no Cine Brasília

A CineSemana até o dia 4 de fevereiro é marcada pela estreia de Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, novo drama da cineasta Chloé Zhao. Indicado ao Oscar 2026, o longa é o único dirigido por uma mulher entre os concorrentes a melhor filme e rendeu à diretora indicação em direção. Baseado no romance de Maggie O'Farrell, o filme retrata William Shakespeare a partir do luto pela morte do filho Hamnet, tendo Agnes Shakespeare como eixo emocional da narrativa.

"O Ruído das Águas"

O curta-metragem Amassunu - O Ruído das Águas, dirigido por Juliana Boechat e Venusto, integra a programação da 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG) e será exibido neste sábado (31), às 19h30, no Cine Petrobras, com entrada gratuita. A obra acompanha Maní, chef que vive em Brasília e retorna ao Pará após o adoecimento da avó, vivenciando um reencontro com suas raízes amazônicas. Produzido pela Claraboia Filmes, o filme valoriza ancestralidade, memória e saberes tradicionais.

TEATRO

"Depois do Silêncio"

O espetáculo Depois do Silêncio estreia nesta sexta (30) no CCBB Brasília como parte da Ocupação Os Buriti - 30 anos, com sessões de sexta a domingo, às 19h, até 8 de fevereiro. Inspirada na história de Helen Keller, a montagem é bilíngue, em português e Libras, e aborda inclusão e comunicação. A programação inclui ainda Cantos de Encontro, em cartaz aos sábados e domingos, às 16h, celebrando a trajetória da Cia. Os Buriti.

Guerreiras do K-pop

A Cia Teatral Néia e Nando apresenta o espetáculo Guerreiras do K-pop nos dias 31 de janeiro, 1º, 7 e 8 de fevereiro, às 17h, no Teatro da Escola Parque. Inspirada no fenômeno musical mundial, a montagem une teatro, música e dança em uma superprodução com roteiro original, coreografias vibrantes e figurinos elaborados. A trama valoriza amizade, união e amor pela arte, encantando crianças, adolescentes e famílias.

O Pequeno Príncipe

O clássico O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, ganha adaptação bilíngue (português e inglês) no Teatro Brasília Shopping, em montagem da Trupe Trabalhe Essa Ideia. Voltado ao público infantil, o espetáculo une diversão e aprendizado em uma jornada lúdica por planetas e personagens inesquecíveis, abordando temas como amizade, empatia e imaginação. A peça integra a programação da Mostra Teatral de Brasília e tem entrada gratuita, sujeita à lotação.

MÚSICA

Festa das Águas 2026

Nos dias 1º e 2 de fevereiro, a Praça dos Orixás recebe a 7ª edição da Festa das Águas, que homenageia Iemanjá e Oxum com rituais, música e celebração da ancestralidade no DF. Realizado pelo Instituto Rosa dos Ventos, o evento destaca o protagonismo feminino com shows de Luedji Luna, Juliana Linhares, Beco da Rainha e Ellen Oléria, além de Xirê, cortejos, feira gastronômica e artesanato. A programação é gratuita.

"Samba na Areia"

A 4ª edição do Festival Encantos se despede no dia 1º de fevereiro com o espetáculo infantil Samba na Areia, às 16h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Protagonizado por Célia Porto, ao lado de Rênio Quintas e Eduardo Bento, o show celebra a música popular brasileira de forma lúdica e interativa, voltada à primeira infância. A apresentação convida pais e filhos a participarem de brincadeiras musicais em uma tarde gratuita de cultura e diversão em família.

Silva em Brasília

O verão em Brasília ganha trilha sonora com o "Festival de Verão do Silva", parceria inédita entre a Birosca e o Lah. No dia 31 de janeiro, o cantor capixaba apresenta o show As Melhores do Verão, com um repertório especial de carnaval. A abertura fica por conta do grupo Elas Que Toquem, com participação de Ju Rodrigues. O evento ocupa diferentes espaços da Nova Birosca, com DJs e artistas locais, em uma experiência imersiva.

EXPOSIÇÃO

Passaporte de Férias

Durante as férias, o CCBB Brasília convida o público a viver sua programação de forma lúdica com o Passaporte de Férias do Rolê Cultural. A iniciativa gratuita transforma atividades educativas em uma jornada interativa, com carimbos, desafios e recompensa final. Visitas mediadas, oficinas, contações de histórias e ações acessíveis fazem parte da programação, voltada a todas as idades. Os ingressos são gratuitos, com retirada online ou na bilheteria do CCBB.

História da Arte Brasileira

Em cartaz no CCBB Brasília até 8 de fevereiro, a exposição Uma História da Arte Brasileira amplia sua programação com ações educativas voltadas à acessibilidade. Nesta sexta-feira (30), o público participa da Vivência em Libras, atividade gratuita que integra pessoas surdas e ouvintes por meio de visitas mediadas, jogos teatrais e narrativas a partir de obras do acervo do MAM Rio.

Obras de Ziel Karapotó

Em cartaz até 1º de fevereiro de 2026, na CAIXA Cultural, a exposição Todos falam de mim, ninguém me representa propõe um diálogo crítico entre as litografias de Johann Moritz Rugendas e as intervenções do artista indígena Ziel Karapotó. A mostra confronta o olhar eurocêntrico com a autorrepresentação indígena contemporânea e inclui programação especial com palestra, visita mediada e oficina.

"Desalinhos e Costuras"

A 2ª edição da mostra "Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura" prorrogou as inscrições de obras até 7 de março de 2026. Com curadoria de Tânia Rivera e realização no Museu Nacional da República, em Brasília, a exposição selecionará três trabalhos, com prêmio de R$ 4 mil cada. O projeto promove o diálogo entre arte e saúde mental, valorizando a diversidade de vozes e a desconstrução de estigmas. Inscrições abertas para artistas de todo o Brasil.

EM BREVE

8 horas de samba

Brasília recebe no dia 8 de fevereiro de 2026 o Bloco Faz Amor Urgente, iniciativa do movimento cultural Samba Urgente, que ocupará o centro da capital no pré-carnaval com programação gratuita e aberta ao público. Para participar, é necessário retirar ingresso gratuito antecipadamente pela plataforma Sympla. O evento terá capacidade máxima para 5.100 pessoas.

Carnaval 2026

O Carnaval no Pátio Brasil Shopping vai trazer para toda a família criatividade e muita diversão. Nos dias 7, 8 e 14 de fevereiro, o shopping promove uma programação especial voltada ao público infantil, de 3 a 12 anos, com oficinas temáticas e o tradicional Bailinho de Carnaval, um convite imperdível para celebrar a data com folia e segurança. As atividades convidam as crianças a soltarem a imaginação na criação de adereços carnavalescos de forma lúdica.