Pedro Arthur Turra Basso, ex-piloto de Fórmula Delta de 19 anos, investigado por agredir um adolescente de 16 anos em Vicente Pires, Distrito Federal, no dia 23 de janeiro, foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda nesta segunda-feira (2). Turra havia sido preso em flagrante logo após o crime, mas respondia em liberdade após pagar fiança no valor de R$ 24,3 mil.
Ele foi desligado do quadro de pilotos da temporada 2026, da Fórmula Delta, na categoria escola. A prisão preventiva foi decretada pela Justiça após pedidos da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e do Ministério Público (MPDFT).
O ex-piloto foi detido na casa da mãe na última sexta-feira (30), sem oferecer resistência. Inicialmente, ele foi conduzido à delegacia de Vicente Pires, responsável pelo inquérito, e em seguida transferido para a carceragem do Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, ele estava na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) e foi levado para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no Complexo Penitenciário da Papuda.
Turra é acusado de agredir a vítima até deixá-la em coma, em decorrência de traumatismo craniano severo. De acordo com a Polícia Civil, a confusão começou após uma discussão provocada por um chiclete, lançado em tom de brincadeira na direção de um amigo da vítima, que evoluiu para provocações e, depois, agressões físicas.
Durante a briga, o adolescente de 16 anos que está internado em estado gravíssimo foi golpeado, caiu e bateu a cabeça contra a porta de um carro, sofrendo traumatismo craniano severo. Em entrevista coletiva, o delegado Pablo Aguiar, da 38ª Delegacia de Polícia, classificou Pedro Arthur como um "sociopata sem condições de conviver em sociedade". O delegado afirmou que novas testemunhas devem ser ouvidas nos próximos dias.
A prisão preventiva foi decretada após a coleta de depoimentos de outras vítimas que confirmaram o histórico de violência de Turra, com autorização judicial. Ao todo, estão sob investigação quatro ocorrências envolvendo o ex-piloto: a agressão ao adolescente de 16 anos; uma briga em Águas Claras; a agressão a um homem de 49 anos durante um conflito de trânsito; além da denúncia de uma jovem menor de idade que teria sido forçada a ingerir bebida alcoólica.
A vítima de 16 anos permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Brasília, em Águas Claras.