Por: Da Redação

Hotel Torre Palace será implodido em Brasília

A implosão do antigo Torre Palace Hotel, inaugurado em 1973, acontecerá neste domingo (25). A implosão do edifício localizado no Setor Hoteleiro Norte, será realizada por meio de uma operação integrada, sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. O plano operacional reúne forças de segurança, equipes de emergência e órgãos de trânsito para garantir a segurança. Além do isolamento do perímetro e do cumprimento rigoroso dos protocolos técnicos necessários à execução do procedimento no Setor Hoteleiro Norte (SHN).

A ação também envolve as forças da segurança, de forma que a Polícia Militar do DF (PMDF) ficará responsável pela segurança perimetral e pelo controle de acesso; o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atuará nas operações e nos alertas; e o Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficará responsável pelo bloqueio e pela retirada de veículos.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), atuará nos casos de atendimento pré-hospitalar, caso seja necessário. A Neoenergia Brasília e a Caesb devem fazer o desligamento preventivo de energia elétrica e do abastecimento de água nas áreas estabelecidas.

As equipes da Defesa Civil realizarão inspeção andar por andar nas edificações situadas no perímetro de 100 metros, incluindo Brasília Tower Hotel, LET's Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental, além de verificação de áreas externas. A evacuação dos três hotéis ocorrerá entre as 6h e as 8h.

A demolição estava inicialmente prevista para dezembro do ano passado, mas acabou sendo postergada após uma orientação do Exército Brasileiro. Todos os veículos estacionados no Setor Hoteleiro devem ser retirados a partir das 15h deste sábado (24). Os estacionamentos serão interditados um dia antes, às 23h, e totalmente isolados. A partir das 6h de domingo, a via N1 será interditada entre a Rodoviária do Plano Piloto até a altura da Torre de TV, local em que será montada a Cidade da Segurança, que servirá como base de apoio aos integrantes da operação. A liberação da via será realizada após a implosão, limpeza e avaliação das autoridades de trânsito. A implosão está programada para acontecer depois de um sinal sonoro, previsto para as 10h.

A execução ficará a cargo da empresa RVS Construções. O encerramento da operação está previsto para as 18h. Desativado desde 2013, o imóvel foi comprado por um grupo ligado ao setor hoteleiro. O Torre Palace esteve em funcionamento por quatro décadas e entrou em decadência após a morte do fundador, o empresário libanês Jibran El-Hadj, no início dos anos 2000.