Por:

Festival celebra culinária e cultura afro em Ceilândia

Por Mayariane Castro

O Festival Chakula Kizuri acontece no sábado (10), no Centro Cultural Desportivo de Ceilândia, com programação voltada à cultura africana e afro-diaspórica.

O evento é gratuito, aberto a todos os públicos e reúne feira gastronômica, apresentações musicais e atividades formativas.

A iniciativa prevê a realização da Feira Afrosabores, com 20 estandes dedicados à cultura e à gastronomia africana, além de apresentações artísticas ao longo do dia.

Estão confirmadas participações da DJ Negritah, do grupo Samba da Guariba, da banda de percussão africana Danda Muxima e dos artistas Rich, Kelvindon, Parker e Big Nel. A programação musical busca contemplar diferentes expressões culturais ligadas à herança africana no Brasil.

Cultura africana

Segundo a organização, o festival foi criado com o objetivo de ampliar a visibilidade das culturas africanas e afrodescendentes no Distrito Federal e promover o acesso da população a manifestações culturais, saberes tradicionais e práticas culinárias de diferentes países do continente africano.

O idealizador do evento, Eduardo dos Santos, afirma que a proposta é aproximar referências africanas e brasileiras por meio da música, da culinária e de atividades educativas.

Além do evento principal, o Festival Chakula Kizuri realizou uma série de workshops de culinária africana, que começaram na segunda-feira (5) e vão até sexta (9). As atividades formativas ocorreram no Motorock Bar, localizado na QNJ 18, em Taguatinga, das 15h às 17h. As oficinas foram gratuitas e conduzidas por chefs convidados de diferentes países africanos que trouxeram um pouco da gastronomia do continente para o quadradinho do Distrito Federal.

Na segunda, a atividade foi ministrada pelo chef McMartins, da Nigéria. Na terça-feira, o workshop foi conduzido pelo chef Akefa, do Senegal. Na quarta, comandou a oficina a chef Pelagie, da República Democrática do Congo. Na quinta, Sarah Koné, da Costa do Marfim. E o evento se encerra na sexta-feira com o chef Salomé, de Camarões. A programação educativa teve como foco a apresentação de técnicas, ingredientes e modos de preparo tradicionais da culinária africana, permitindo o contato direto do público com profissionais que atuam na preservação e difusão desses saberes.

O Centro Cultural Desportivo da Ceilândia, local escolhido para o evento principal, é um espaço público tradicionalmente utilizado para atividades culturais e comunitárias no Distrito Federal. De acordo com os organizadores, o local contará com estrutura de acessibilidade, incluindo banheiros adaptados, espaço amplo para circulação, ponto de acessibilidade, intérprete de Libras e recursos de audiodescrição durante a programação.