Por Mayariane Castro
Estão abertas até 16 de janeiro de 2026 as inscrições para a segunda edição da mostra "Desalinhos e Costuras: Arte e Loucura". O projeto selecionará três obras de artistas, coletivos ou iniciativas culturais de qualquer parte do país para integrar a exposição, que será realizada de 14 de maio a 5 de julho do ano que vem, no Museu Nacional da República, em Brasília. Cada trabalho selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 4 mil.
A mostra propõe o fortalecimento do diálogo entre arte e saúde mental por meio da valorização da produção artística vinculada a contextos de cuidado psicossocial. A curadoria da exposição será realizada por Tânia Rivera e a iniciativa é coordenada pela artista Yasmin Adorno em parceria com três coletivos do Distrito Federal: a Cia Atravessa a Porta, o Maluco Voador e o Bloco do Rivotrio.
De acordo com os organizadores, a proposta busca promover a inclusão sociocultural de pessoas em sofrimento psíquico, além de fomentar o debate em torno de políticas públicas de base comunitária e da luta antimanicomial. A mostra inclui, além da exposição das obras selecionadas, uma programação com rodas de conversa, performances, sessões de cineclube e palestras. A ação é voltada a artistas ou grupos cujos trabalhos estejam ligados direta ou indiretamente à temática da saúde mental, seja por meio de sua trajetória pessoal, atuação institucional ou experiências.