Por Mayariane Castro
A cidade de Pirenópolis, em Goiás, sedia de sexta (9) a domingo (11) a 15ª edição da sua Festa Literária (Flipiri). Com entrada gratuita, o evento terá atividades de literatura, música e outras expressões artísticas em diversos espaços do centro histórico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Neste ano, a Flipiri homenageia a escritora carioca Roseana Murray e o escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos.
Ao todo, estão previstas mais de 95 horas de programação, com rodas de conversa, conferências, oficinas, lançamentos de livros e a Maratona de Contação de Histórias, uma das atrações tradicionais do evento. A edição de 2025 adota o tema "Alumiar - Ler e criar com energia". A proposta, segundo a idealizadora da Flipiri, Iris Borges, busca destacar a capacidade transformadora da leitura e da criação artística a partir de ações que gerem movimento e reflexão.
Roseana Murray, homenageada desta edição, é autora de mais de cem livros voltados para o público infantojuvenil. Ela participará da cerimônia de abertura e também ministrará duas palestras: "A luz que acende palavras" e "A poesia é um olhar".
Além da autora, o evento contará com a presença de diversos escritores e artistas, como João Anzanelo Carrascoza, Manuel Filho, Corina Campos, Leila Bortolazzi, Lázaro Ribeiro, Hellen Vieira da Fonseca, Telma Lopes, Nilson James, Pedro Gordilho, Adriana Santos, Lionizia Goyá e Gabriela Buonocore.
Criada em 2009, a Flipiri é organizada pelo Instituto Casa de Autores (ICA), sediado em Brasília. Já reuniu centenas de autores e doou mais de 15 mil livros para escolas públicas.