Por Mayariane Castro
Com 30 anos de trajetória, o Cena Contemporânea, o Festival Internacional de Teatro de Brasília, realiza mais uma edição entre os dias 26 de agosto e 7 de setembro de 2025. Com patrocínio da Petrobras e apoio do Ministério da Cultura, o festival vai ocupar diferentes espaços culturais da capital federal com uma programação que inclui 23 espetáculos de teatro e dança, além de seminários, oficinas, shows, encontros, residência artística e leitura dramática.
A abertura do evento contará com duas produções. A primeira é "Ao Vivo (dentro da cabeça de alguém)", protagonizada por Renata Sorrah e dirigida por Márcio Abreu, da Companhia Brasileira de Teatro, em cartaz na Sala Martins Penna, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. A segunda, a peça argentina "Seré", será encenada no Teatro Galpão Hugo Rodas, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul.
O festival também contará com a estreia de produções internacionais no Brasil, como "Medida por medida (la culpa es tuya)", da Argentina, e "Verdar", do Chile. Entre os destaques nacionais está "Afinação 2: Falso Solo", de Georgette Fadel. A programação inclui ainda apresentações musicais, como o show do pianista e compositor Amaro Freitas, vencedor de diversos prêmios, e da Orquestra Alada Trovão da Mata.
A Cena Contemporânea começa antes mesmo da abertura oficial, com um seminário.