Por Mayariane Castro
O Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul, em Brasília, recebe até esta sexta-feira (25) o Festival Tullio Guimarães, em homenagem ao artista que teve trajetória marcante nas artes cênicas do Distrito Federal.
A programação começou na quinta-feira (25), quando Tullio completaria mais um ano de vida, e incluiu exibição de filmes, sarau, exposição, performances e apresentações do grupo Viva a Vida, fundado por ele em 2000. Uma atividade complementar ocorrerá no dia 3 de agosto, às 16h, no Espaço Multicultural Casa dos Quatro, na 708 Norte.
O festival foi idealizado por artistas, produtores culturais e admiradores de Tullio Guimarães após seu falecimento em 2024. A abertura oficial foi quinta-feira, 24 de julho, às 19h, com a inauguração da Sala Multiuso Tullio Guimarães. A cerimônia foi conduzida pela jornalista e mestre de cerimônia Márcia Witczak.
A programação da noite de abertura incluiu a exibição de trechos do filme "Dulcina", da cineasta Glória Teixeira, com participação de Tullio Guimarães. Ao longo da programação, foram e serão exibidos os curtas-metragens "Dona Rosita La Solteira" e "O Nome da Mãe", dirigidos por Donato Viero, com participação de Guimarães e do ator Alexandre Ribondi. Além disso, será lançado o videocast "IN(CLASSIFICÁVEIS)", projeto de Bruno Ferraz que apresenta entrevistas e depoimentos em homenagem ao artista.