Por Mayariane Castro
A primeira edição do projeto "Unindo Tribos - Rock Periférico" está com inscrições abertas para bandas autorais de rock do Distrito Federal. A iniciativa pretende selecionar dez grupos independentes das periferias para participar de um ciclo que inclui gravações profissionais, oficinas formativas e um show coletivo gratuito.
A realização é do Coletivo Unindo Tribos com apoio da Política Nacional Aldir Blanc, vinculada ao Ministério da Cultura. As inscrições estão abertas até o dia 5 de julho de 2025 pelo site oficial do projeto.
Das dez bandas que serão contempladas, cinco serão escolhidas por meio de curadoria especializada e cinco por chamamento público com o processo de seleção posterior.
Gravação e suporte
Os grupos selecionados gravarão duas faixas autorais em estúdios profissionais, com acompanhamento técnico e suporte para divulgação em plataformas digitais. Além disso, os participantes terão acesso a oficinas que abordarão temas como estratégias de comunicação, uso de mídias sociais, distribuição digital, identidade visual e gestão de carreira no setor cultural.
A seleção priorizará bandas formadas por moradores das regiões administrativas do DF, com foco em grupos periféricos compostos por artistas negros, mulheres e integrantes LGBTQIAP , em conformidade com as diretrizes de diversidade, que são a proposta principal do projeto.