Por Mayariane Castro
Está aberta ao público, até sábado (14) , em Brasília, a edição brasileira da Worldwide Botanical Art Exhibition - Conectando Pessoas às Plantas por Meio da Arte Botânica Contemporânea". A exposição é parte de um evento internacional que ocorre simultaneamente em 25 países e celebra o Dia Internacional da Arte Botânica, comemorado em 18 de maio.
A mostra está instalada na Galeria de Arte da Casa Thomas Jefferson, localizada na 706/906 Sul, e apresenta obras feitas exclusivamente com a técnica da aquarela botânica. A entrada é gratuita. A iniciativa é da American Society for Botanical Artists (Asba), organização fundada em 1994 por Diane Bouchier. Com sede nos Estados Unidos, a Asba é uma entidade sem fins lucrativos que congrega atualmente mais de 1,7 mil membros individuais e 40 instituições em diferentes países. Seu objetivo é fomentar a prática da arte botânica em contextos contemporâneos e científicos.
No Brasil, os preparativos para a exposição começaram em 2023. O tema proposto para todos os países participantes foi "Diversidade de Plantas Cultivadas". Cada nação formou um corpo de jurados independente para selecionar as obras. No caso brasileiro, 65 artistas submeteram trabalhos, dos quais uma parte foi escolhida para compor a exposição nacional. Foram selecionadas 40 ilustrações brasileiras foram selecionadas.