Por:

Um livro que tem rodas

Por Mayariane Castro

A escritora Eva Leite lança, na próxima quinta-feira (22), a terceira edição do livro "Minha Vida Tem Rodas, Meus Sonhos Têm Asas", na Casa de Cultura do Varjão, no Distrito Federal. A nova versão do livro, com revisão e conteúdos ampliados, reúne relatos autobiográficos da autora e de outras pessoas com deficiência, com o objetivo de promover visibilidade e ampliar o debate sobre os direitos, desafios e vivências da comunidade PcD (pessoas com deficiência).

Eva Leite, de 59 anos, é piauiense e mora no Distrito Federal. Ela convive há 38 anos com uma lesão medular decorrente de um acidente em 1987. A obra, originalmente lançada em 2004, foi atualizada e passou a incluir depoimentos de outras pessoas com diferentes tipos de deficiência, como surdez e cegueira. A edição atual conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).

Relançamento

A nova edição apresenta alterações no estilo da narrativa, que agora incorpora múltiplas perspectivas. Segundo a autora, o livro foi inicialmente pensado logo após o acidente, mas só começou a ser escrito 14 anos depois. A primeira edição foi publicada em 2004 e teve uma tiragem de 1.500 exemplares. A atual incluiu a revisão de trechos, atualização de informações e a inserção de novos relatos.