Por: Mayariane Castro

Salve Glória à música

Orquestra celebra a música de raiz brasileira | Foto: Divulgação

A Orquestra Popular Salve Glória, liderada pela maestra Diana Mota, dará início a um ciclo de apresentações pelo Distrito Federal com o show “Brasilidades”, que ocorrerá entre os dias 15 de fevereiro e 30 de março. Ao todo, serão oito apresentações em diferentes regiões do DF, incluindo Taguatinga, Samambaia, Planaltina e o Plano Piloto, com ingressos a preços populares. Além disso, a orquestra realizará um concurso musical para escolher a letra da música “Flutuando”, de autoria de Diana, que será incorporada ao repertório nos dois últimos shows da temporada.

O projeto “Circulação da Orquestra Popular Salve Glória” é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e busca promover a música popular brasileira, celebrando ritmos autênticos como frevo, carimbó, baião, maracatu e ijexá. A apresentação é uma homenagem à diversidade musical do país, destacando a riqueza das expressões afro-luso-brasileiras.

Com uma programação que vai até o final de março, a Orquestra Popular Salve Glória promete ser um dos principais destaques culturais do Distrito Federal neste início de 2025. O ciclo de apresentações representa uma oportunidade única para o público do DF conhecer a proposta de Diana Mota e seus músicos, que trazem uma visão contemporânea da música brasileira, respeitando suas raízes e promovendo novas formas de expressão musical.

Toque de raiz

A maestra Diana Mota, que além de regente, também toca flauta e canta em algumas músicas da apresentação, expressa sua alegria pela realização do projeto. “A alegria é imensurável de poder realizar um projeto musical de tamanha representatividade da nossa música junto com músicos amigos que integram a orquestra. É a realização de um grande objetivo!”, afirma. Diana também destaca a importância de inspirar outras mulheres a ocuparem o espaço da música popular como realizadoras, considerando a minoria de mulheres neste cenário.

O grupo conta com 17 músicos de Brasília, todos com vasta experiência e reconhecimento na cena musical local. Os instrumentistas incluem Fabianne Gotelipe (violino), Leandro Barcelos (sax tenor e flauta), Jackson Delano (sax alto e clarineta), Marina Vanéli (sax barítono), Nilson Carvalho, Robson Pereira e Rayan Carvalho (trompetes), Paulinho do Trombone, Filipe Silva e Valmir Nunes (trombones), Flávio Rodrigues (piano/sanfona), Ancleves Nascimento (contrabaixo), Pedro Mota, Artur Mota e Bella Mota (percussões) e Luciana de Oliveira (bateria). O técnico de áudio da orquestra é o músico e compositor Di Stéffano.

Concurso

O concurso “Flutuando” é uma das iniciativas que visa aproximar o público da orquestra. O objetivo do concurso é incentivar a produção de músicas autorais e valorizar compositores letristas. Os participantes terão a oportunidade de criar uma letra para a melodia da música “Flutuando”, que será incorporada ao repertório da orquestra. A letra vencedora será anunciada durante as duas últimas apresentações da temporada e o autor será premiado com R$ 1.000,00. As inscrições para o concurso estarão abertas de 12 de fevereiro a 11 de março, com o resultado sendo divulgado em 21 de março.

Para participar do concurso ou adquirir ingressos para as apresentações da orquestra, o público pode acessar as plataformas digitais do projeto, que estarão atualizadas com todas as informações necessárias. A realização das apresentações em diversas regiões do Distrito Federal também reflete o compromisso da Orquestra Popular Salve Glória em democratizar o acesso à cultura e à música de qualidade.

Renome

Diana Mota tem mais de 30 anos de carreira e é uma das principais figuras da música popular brasileira no Centro-Oeste. Ela é flautista desde a adolescência e tem formação pela Universidade de Brasília e pela Escola de Música de Brasília, onde se especializou em arranjo. Ao longo de sua trajetória, Diana desenvolveu uma compreensão profunda das influências afro-luso-brasileiras na música brasileira e decidiu criar a Orquestra Popular Salve Glória para refletir essa diversidade musical.

A criação da orquestra também é uma homenagem à sua mãe, Glória Maria, que foi uma das grandes figuras da música de Brasília, sendo a primeira cantora profissional da cidade e uma personalidade marcante no Piano Bar do Brasília Palace. Diana, como primeira mulher arranjadora e maestra à frente de sua própria orquestra popular no formato Big Band na região Centro-Oeste, destaca a importância de mostrar o espaço da mulher nesse universo predominantemente masculino, algo que aprendeu com sua mãe, uma figura central em sua trajetória.

O ciclo de apresentações da Orquestra Popular Salve Glória busca não apenas levar ao público a riqueza dos ritmos brasileiros, mas também proporcionar uma reflexão sobre a diversidade cultural do país e sobre as possibilidades da música autoral. As apresentações serão uma oportunidade para os moradores do Distrito Federal vivenciarem um espetáculo de grande qualidade, com um repertório que mescla clássicos da música popular brasileira e novas produções que reforçam a identidade cultural local.