Por Mayariane Castro
O bailarino Vitor Oliveira, de 21 anos, conquistou em 2024 uma bolsa de estudos integral na Companhia de Dança Contemporânea Lamondance, localizada em Vancouver, Canadá. A oportunidade foi obtida após sua participação no Festival Internacional Dança de Goiás, representando a Flyer Cia de Dança, e, desde então, o jovem se prepara para um novo capítulo em sua carreira artística. No entanto, a conquista exige esforços financeiros significativos para cobrir despesas com passagens, passaporte, vistos, moradia e outros custos essenciais.
Em suas palavras, a dança é tudo para ele. Através dela, encontrou um espaço para lidar com as dificuldades do cotidiano e uma forma de se apresentar ao mundo. "Não me imagino e nem quero imaginar como seria tudo isso que eu vivo sem a dança", afirma. Para ele, a arte não só moldou sua carreira, mas também o ajudou a evoluir como pessoa.
Para o jovem bailarino, a bolsa de estudos no Canadá representa um passo fundamental em sua carreira e um momento de crescimento pessoal e profissional. "Essa experiência será a maior área de aprendizado para mim, vai me trazer mais maturidade, não só profissional, mas também para o meu eu", reflete ele. Vitor espera aproveitar ao máximo a vivência no exterior, assimilando novas experiências que irão enriquecer sua prática e sua compreensão da dança.