Por:

A Falecida, 60 anos

Por Mayariane Castro

Em 1965, Fernanda Montenegro subia ao palco do Cine Brasília para receber o troféu Candango de melhor atriz por sua atuação no filme "A Falecida", de Leon Hirszman, adaptado da peça de Nelson Rodrigues. Sessenta anos depois, é a filha de Fernandona, Fernanda Torres, a Fernandinha, quem estará em março disputando o Oscar de melhor atriz por "Ainda Estou Aqui". E é 60 anos depois que "A Falecida" volta aos palcos de Brasília, na sua versão original, como pela de teatro. A peça", escrita por Nelson Rodrigues em 1953, estará em cartaz na Caixa Cultural Brasília entre os dias 11 e 16 de fevereiro de 2025. A montagem é dirigida por Sérgio Módena e conta com a atuação de Camila Morgado, que retorna aos palcos após 11 anos de afastamento, para o papel de Zulmira, protagonizado no filme por Fernanda Montenegro.

O evento é patrocinado pela Caixa Cultural e visa levar o clássico rodrigueano à capital do país, com ingressos disponíveis por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada).

"A Falecida" é uma das mais conhecidas tragédias de Nelson Rodrigues, classificada pelo crítico teatral Sábato Magaldi como parte das "Tragédias Cariocas". A obra aborda o desejo de Zulmira, uma mulher tuberculosa e frustrada, que sonha com um enterro luxuoso para causar inveja em sua prima Glorinha. O enredo se desenrola a partir do desejo de Zulmira e da ajuda de um milionário.