Por Mayariane Castro
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília recebe, nos dias 18 e 19 de fevereiro, a edição de encerramento da turnê nacional "Obatalá: uma conexão Salvador-África-Brasil". O projeto, que visa celebrar a riqueza da cultura afrodiaspórica, inclui um show do Grupo Ofá e duas oficinas: uma de ritmos afro e outra de dança afro. O evento é gratuito, com entrada mediante retirada de ingressos para o show e inscrição antecipada para as oficinas.
A apresentação se destacará pela utilização de orikis, uma forma poética nagô-iorubá, e pela invocação ancestral dos atabaques, instrumentos sagrados no candomblé. Participa também do espetáculo a cantora Irma Ferreira. O diretor musical do Grupo, Iuri Passos, explica que, além de manter as tradições, o grupo também explora a música negra popular, expandindo as possibilidades de sua sonoridade. "Nosso encontro com Irma Ferreira vai além da técnica, é uma questão de irmandade", comenta Passos sobre a parceria com a cantora.
Além do show, o público poderá participar de duas oficinas. No dia 18 de fevereiro, a Oficina de Ritmos Afro será coordenada por Iuri Passos. Nela, os participantes terão a oportunidade de aprender a tocar os ritmos tradicionais do candomblé, como Daró, Agèrè, Vasi, Alujá e Ijexá, nos atabaques. O objetivo é resgatar e disseminar as culturas de ritmos ancestrais, com a opção de trazer instrumentos próprios.