Por:

"BRB não irá quebrar", afirma governadora Celina Leão

Por Isabel Dourado

A governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), reuniu-se na manhã desta quinta-feira (9) com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para discutir a situação do Banco de Brasília (BRB). Segundo a governadora, uma solução definitiva para o BRB deve ser apresentada em menos de 30 dias.

A instituição sofreu prejuízos financeiros após a compra das controversas carteiras de crédito do Banco Master. "A nova gestão do BRB fez um plano técnico, apresentou ao Banco Central, eu acabei de assumir o governo e como controladora do banco a gente tem que mostrar que estamos cumprindo fielmente aquilo que estava acordado previamente com o Banco Central. Por isso estamos aqui na data de hoje", afirmou a governadora.

Celina Leão declarou ainda que o BRB tem um sentido histórico para o Distrito Federal. "Tudo que nós estamos fazendo, (estamos) passando aqui para o Banco Central para que rapidamente, acho que no prazo de menos de 30 dias, nós temos uma situação totalmente diferente da situação que nós estamos vivendo hoje. Vai ser divulgado, em 30 dias daremos uma solução definitiva para o banco. O banco não irá quebrar", enfatizou.

O presidente do BRB, Nelson Antônio de Sousa, e a Diretora de Controle e Riscos, Ana Paula Teixeira de Sousa também participaram da reunião com o presidente do Banco Central. Em nota, a assessoria da governadora informou que a "nova gestão do Governo do Distrito Federal e do Banco de Brasília está totalmente empenhada em enfrentar e solucionar essa situação com seriedade e responsabilidade."

Nesta quarta-feira (8), a governadora disse que não havia definição sobre eventual apoio por parte do governo federal ao Banco de Brasília. A declaração foi dada durante cumprimento de uma agenda em Brasília. Na semana passada, depois de reunião com o ministro da Fazenda, Dario Durigan, o governo federal sinalizou que não pretende assumir o controle do BRB nem fará socorro financeiro direto ao banco.

Afastamento

A governadora determinou o afastamento de todos os funcionários e servidores comissionados ligados à antiga gestão, investigada pelos negócios do banco Master. A determinação ocorreu após a entrega do relatório final de auditoria independente realizada pela Machado Meyer Advogados com assistência da Kroll, contratada para investigar as operações financeiras realizadas entre a instituição e o Banco Master. "Diante dos fatos, foi determinado o afastamento dos servidores envolvidos, como medida preventiva para garantir a lisura das apurações", informa a nota da assessoria da governadora. O BRB deveria ter publicado o balanço financeiro de 2025, cujo limite era dia 31 de março.

Ainda em São Paulo, a governadora e o presidente do BRB participaram de uma série de reuniões com representantes de instituições financeiras na Faria Lima, dando continuidade às tratativas em busca de soluções para o banco.