Por: Redação

DF lança edital para pesquisas com orçamento de R$ 9,8 milhões

Recursos para o desenvolvimento tecnológico e inovação | Foto: Divulgação/FAPDF

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) lançou, ontem (20), uma nova chamada pública voltada ao incentivo a estudos em fase inicial, com foco em iniciativas científicas, tecnológicas e de inovação. A iniciativa integra o Programa de Pesquisa Básica: Demanda Espontânea e conta com orçamento de R$ 9,8 milhões.

As propostas podem ser enviadas em fluxo contínuo, enquanto houver disponibilidade financeira, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Fomento (Sifgap), com vigência até 31/12. A ação faz parte da estratégia de fomento organizada com base no Nível de Maturidade Tecnológica, conhecido como Technology Readiness Level.

A metodologia internacional classifica o desenvolvimento de tecnologias em uma escala de 1 a 9, desde a observação de princípios iniciais até sistemas validados em ambiente real.

Esse modelo orienta a estruturação integrada das chamadas, permitindo a continuidade do incentivo ao longo do ciclo de inovação. Nos estágios iniciais, correspondentes aos níveis 1 a 3, as iniciativas concentram-se na formulação de conceitos, validação de hipóteses e consolidação de bases experimentais.

Nesse ponto, são contempladas ações ainda em fase de investigação, com desenvolvimento de base tecnológica e científica. Também atuam nesse estágio mecanismos como o Centelha e a Fase I do Start BSB, voltados ao estímulo de ideias inovadoras e à transformação do conhecimento em soluções com possibilidade de aplicação futura.

Nos níveis intermediários, de 4 a 6, o foco será na validação de protótipos, testes em laboratório e em ambientes controlados para reduzir riscos, aprimorar soluções e avançar no desenvolvimento tecnológico, com aproximação do setor produtivo. Para esses casos, são utilizados instrumentos como o Centelha, o Start BSB - Fase II e o Tecnova III.