Os índices de roubo e furto apresentaram queda em Mato Grosso do Sul durante 2025, de acordo com levantamento da Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Foram registrados 2,6 mil roubos no período, contra 3,1 mil ocorrências em 2024, representando redução de 15,9%. Entre as modalidades, o roubo seguido de morte teve a maior retração percentual, de 23,5%.
O roubo ao comércio caiu 21,3%, o roubo em vias urbanas recuou aproximadamente 17,4%, o roubo de veículos diminuiu 11,5% e o roubo em residência registrou retração de 8,9%.
Em relação aos furtos, o total passou de cerca de 33,2 mil em 2024 para pouco mais de 32,7 mil em 2025, queda de 1,6%, com o furto de veículos apresentando retração de 17,2% e o furto em residência redução de 1,2%.
Na capital, Campo Grande, os roubos caíram 20,7%, sendo que o roubo em via urbana diminuiu 23,1%, do comércio recuou 19,5%, enquanto o roubo de veículos teve redução de 14,8% e em residências caiu 11,1%.
Já o total de furtos na cidade apresentou uma ligeira variação positiva de cerca de 0,3%, enquanto o furto de veículos registrou uma queda de 22,1%.
Segundo a Sejusp, a diminuição dos índices reflete ações integradas, planejamento estratégico e investimentos do governo do estado, liderado pelo governador Eduardo Riedel (PP).
Somente no último ano, 427 novos soldados da Polícia Militar (PMMS) concluíram o curso de formação em agosto, reforçando a capacidade operacional.
Além disso, houve planejamento detalhado de ações preventivas e ostensivas, incluindo ampliação da setorização da capital, que passou de 38 para 50 setores, garantindo melhor distribuição do efetivo, respostas mais rápidas e maior presença policial na comunidade.
O governo estadual realizou concurso público da Polícia Civil (PCMS), previsto para incorporar 400 novos agentes, e processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), que incorporou 250 novos servidores.
Os investimentos alcançaram ainda a infraestrutura, com a construção e entrega do novo prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário Centro (Depac) em Campo Grande.
A obra foi realizada pela Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), com um investimento que ultrapassou os R$ 6,1 milhões e uma execução de 24,61%.
Isso, ainda de acordo com a Sejusp, proporcionou melhores condições de trabalho para servidores e atendimento à população, reforçando a estratégia de segurança em todo o estado.