Por: Redação

MT teve o maior avanço da educação em todo o país

MT entrou no top 10 da educação nacional | Foto: Gabriel Aguiar/Seduc-MT

Mato Grosso registrou o maior avanço em educação do país, segundo o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Conforme divulgado pela Secretaria de Educação estadual (Seduc-MT), o estado subiu da 16ª para a 8ª posição em apenas um ano, consolidando-se entre os dez melhores do Brasil.

O salto se deve à melhoria em indicadores como frequência escolar, aprendizagem, gestão da rede e alfabetização na idade certa. A Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio avançou 19 posições e a do ensino fundamental subiu 13 colocações.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) evoluiu duas posições. Enquanto o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avançou uma posição.

Entre 2024 e 2025, Mato Grosso saiu da 17ª para a 8ª colocação no ranking de aprendizagem do CLP, refletindo o esforço em avaliações nacionais, eficiência da gestão e ações de permanência e redução da evasão.

No ranking geral, o estado aparece atrás apenas de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

No ensino fundamental, Mato Grosso ocupa a 10ª posição no Ideb e foi o primeiro a concluir uma política específica para os anos finais dessa etapa.

Resultados

Em 2024, a rede pública superou a meta nacional de alfabetização, alcançando 60,59% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano, recebendo o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização - categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).

O estado foi o terceiro que mais avançou na alfabetização na idade certa em 2023, critério essencial para a concessão do selo.

Diante do desempenho, a Seduc estabeleceu metas progressivas para alfabetizar crianças na idade certa: 67% em 2026, 71% em 2027, 74% em 2028, 77% em 2029 e 80% em 2030.

No ensino médio, a Rede Estadual subiu da 22ª para a 8ª posição no ranking do MEC, e a meta de redução do analfabetismo entre pessoas acima de 15 anos foi superada antes do prazo, com índice de 3,8%, abaixo da meta de 4% prevista para 2025.

O relatório do CLP destaca ainda a consistência nos resultados em todos os níveis de ensino.

Para a Seduc-MT, isso representa melhorias na frequência, aprendizagem, gestão da rede e redução da evasão escolar, consolidando o estado como referência em políticas educacionais e garantindo bases para a continuidade de ações que promovem o desenvolvimento socioeducativo.