Por: Mateus Lincoln - BSB

Guia contra a desinformação de gênero e raça nas escolas é lançado pela UnB

Publicação orienta ações coletivas no ambiente educacional | Foto: Divulgação/Promares

A Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançou um guia voltado ao enfrentamento da circulação de conteúdos falsos relacionados a gênero e raça no ambiente escolar, de acordo com informações da Secretaria de Comunicação da UnB (Secom-UnB).

O material tem como público educadores e estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio e propõe estratégias para lidar com informações distorcidas que afetam o direito à educação e a segurança de grupos sociais historicamente vulnerabilizados.

A publicação foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Caleidoscópio, sediado na UnB, em parceria com o projeto de extensão "Escola sem Fake News", da UFU, com colaboração da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Disponível em formato digital, o conteúdo orienta práticas pedagógicas que evitem a reprodução de narrativas enganosas e estimulem análise crítica no cotidiano escolar.

O lançamento integra as iniciativas voltadas ao enfrentamento da desinformação, alinhado às ações do Comitê de Enfrentamento à Desinformação da UnB.

O guia apresenta diretrizes baseadas em princípios de comunicação científica feminista e antirracista, com foco na construção coletiva do conhecimento e no diálogo entre ciência e sociedade. O material foi elaborado a partir de uma consulta nacional com professores da educação básica, que relataram situações recorrentes vividas em sala de aula.

Entre os temas, estão acusações relacionadas à chamada ideologia de gênero, questionamentos sobre práticas pedagógicas e ataques a religiões de matriz africana, além da negação do racismo. Conforme divulgado pela Secom, o conteúdo também destaca que o combate às informações falsas não deve se restringir à checagem individual de dados.