O Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) foi agraciado nessa segunda-feira (8), no 6º Prêmio Conferência Nacional de Assistência Social (CNAS) Simone Albuquerque — 2025, que reconhece experiências inspiradoras desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O conselho é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
A iniciativa valoriza práticas que fortalecem a gestão, a participação social e a proteção socioassistencial em todo o país, promovendo o intercâmbio de ações e o reconhecimento de boas práticas na política de assistência social.
O CAS-DF foi escolhido na categoria IV, que premia ações que garantem funcionamento e gestão das secretarias executivas dos conselhos de assistência social.
Planejamento
"Nós inscrevemos o plano de trabalho da secretaria executiva do CAS-DF, que está contido no Planejamento Estratégico Institucional (2024-2027) da Sedes-DF", disse a secretária-executiva do CAS-DF, Nielma Marques.
"Ele é inovador porque tem metas, objetivos e ações bem delineadas, tudo norteado por um planejamento estratégico", explica Nielma. "Os outros conselhos não têm isso, nós fomos o primeiro".
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, celebra a conquista como mais um legado para a assistência social no DF.
"Para a Sedes-DF, é um orgulho receber essa premiação porque é o reconhecimento do trabalho de excelência que o CAS-DF vem realizando. Além disso reverberar para um melhor atendimento à população, também enaltece nossos servidores que trabalham em prol de um legado para o Suas no DF", comemora a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Plano de Trabalho
O Plano de Trabalho da Assistência Social no DF é um documento estratégico que detalha as ações da política de assistência, coordenado pela SEDES, focado em programas (como Proteção Social Básica e Especial), parcerias com OSCs e o Plano Distrital de Assistência Social (PDAS), com metas claras, cronogramas e recursos, buscando fortalecer a rede SUAS, promover a autonomia e garantir direitos, alinhado aos planos federais e estaduais.
O principal instrumento de planejamento é o Plano Distrital de Assistência Social (PDAS), que define as diretrizes e metas para a política de assistência. O plano tem vigência de quatro anos, vinculado ao Plano Plurianual do governo.