O Mato Grosso do Sul consolidou-se neste ano de 2025 como o estado de ponta na área de Saúde Digital. O território sul-mato-grossense registra a maior cobertura, com ao menos um serviço de telessaúde disponível em todos os municípios, entre os estados da Região Centro-Oeste. O resultado é ainda mais significativo considerando-se que o Centro-Oeste alcança o melhor índice do país.
Segundo dados de monitoramento do Ministério da Saúde, a Região Centro-Oeste registrou 61% de cobertura na disponibilização de serviços de Telessaúde, configurando-se como a macrorregião com o desempenho mais avançado. A liderança de Mato Grosso do Sul nesse cenário reforça o sucesso da política de saúde do estado em aliar tecnologia e acesso no SUS (Sistema Único de Saúde).
O avanço do Estado em Telessaúde é resultado de um alinhamento institucional aos três eixos do Programa SUS Digital do Ministério da Saúde: cultura de saúde digital, formação e educação permanente em saúde; soluções tecnológicas e serviços de saúde digital no âmbito do SUS; interoperabilidade, análise e disseminação de dados e informações de saúde.
E vem sendo colocado em prática por meio dos investimentos e esforço do Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), junto aos 79 municípios. "Esse resultado reflete nosso compromisso estratégico em garantir que cada cidadão, mesmo nas áreas mais distantes, tenha acesso rápido e qualificado ao atendimento. A tecnologia é uma ferramenta essencial para promover a equidade no SUS," afirma a Crhistinne Maymone, secretária adjunta de Estado da Saúde. A execução dos serviços de implantação da saúde digital em MS é coordenada pela Superintendência de Saúde Digital da SES, com a coordenadoria de Tecnologia de Informática e Informação.