A oitava edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), contabilizou 5.401 atendimentos no último fim de semana na Aldeia Campestre, em Antônio João, levando serviços essenciais à comunidade indígena.
Entre os atendimentos, destacam-se 407 documentos emitidos, entre eles o "Novo RG", CPF e título de eleitor. A alta demanda levou a Coordenadoria-Geral de Perícias a estender a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para segunda e terça-feira, somando mais 58 documentos emitidos após o encerramento oficial do mutirão.
Realizada na Escola Municipal Indígena Mbo'eroy Tupa'i Arandu Reñoi, a ação mobilizou diversas instituições do Governo do Estado e parceiros para ofertar atendimentos fundamentais.
Papai Noel
O momento mais aguardado pelas crianças marcou esta edição: a chegada do Papai Noel de helicóptero, por meio da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) da Sejusp.
Assim que o helicóptero pousou, dezenas de crianças correram para abraçar o bom velhinho, que distribuiu mais de 300 brinquedos arrecadados pelos servidores da Sejusp na Campanha Caixa Encantada.
O prefeito de Antônio João, Marcelo Pé, destacou a importância das parcerias para a realização do evento. "Eu sempre tenho dito que quem ganha com as parcerias é o povo. E, desta vez, quem está ganhando com essa união entre a Prefeitura de Antônio João e o Governo do Estado é justamente a comunidade indígena de Antônio João. São ações que trazem cidadania e dignidade para toda a população."
O secretário-executivo de Segurança Pública e coordenador do programa, Wagner Ferreira da Silva, reforçou a importância da presença do Estado. "Estamos aqui para fazer aquilo de que realmente precisamos: entregas diretas à comunidade. E isso só é possível porque o nosso líder, o governador, determinou que estivéssemos aqui para realizar este dia de grande festa da cidadania. Quero registrar nosso agradecimento à comunidade pela recepção e por todo o acolhimento que nos foi dado."
A comunidade também contou com emissão de certidões, declaração de atividade rural, segunda via de documentos, multivacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico e posto médico.