Por:

Teses da UnB são destaques na Capes

Dois estudos de doutorado da Universidade de Brasília (UnB) foram selecionados no Prêmio Capes de Tese 2025.

Os trabalhos, segundo a UnB Notícias, são dos programas de Antropologia Social e Psicologia Clínica e Cultura.

A seleção avaliou 1.543 inscrições e divulgou 49 vencedores. O resultado garante aos autores bolsas de estágio pós-doutoral no país por até um ano. Os orientadores recebem apoio financeiro definido pelo edital. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) analisou critérios como contribuição científica, rigor metodológico e estrutura do texto.

As pesquisas premiadas da universidade são "Dê um trabalho a uma garota: reflexões sobre etnografia, dinheiro e sofrimento entre mulheres sul-africanas" (tradução livre), de Daniel Cruz, e "ConViver: grupos de convivência protetiva para crianças, adolescentes e suas famílias", de autoria de Alcileide Coelho.

As duas produções seguem na disputa pelo Grande Prêmio Capes de Tese, que será atribuído ainda este ano aos estudos mais bem avaliados nos grupos de Ciências da Vida, Humanidades e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. O trabalho desenvolvido no programa de Antropologia analisou políticas de transferência de renda da África do Sul e o impacto dessas ações no cotidiano de mulheres que passaram pela maternidade na adolescência.

A pesquisa envolveu observação de campo e examinação das relações econômicas e familiares. Já a tese vinculada ao programa de Psicologia investigou práticas de apoio coletivo a crianças, jovens e responsáveis, com base em experiências do Sistema Único de Assistência Social. O estudo explorou formas de prevenção de conflitos, preconceitos e situações de risco em diferentes comunidades.