Por:

Empregos formais cresceram 109% em MT

Mato Grosso encerrou setembro com mais de 3,7 mil novas vagas formais, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O resultado, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), representa um crescimento de 109,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram criados quase 1,8 mil empregos com carteira assinada.

Durante o período, o estado registrou quase 56,8 mil admissões e 53 mil desligamentos.

O desempenho, segundo a Sedec, indica continuidade na recuperação do mercado de trabalho em 2025, com saldos positivos em todas as principais atividades econômicas.

O setor de serviços apresentou o melhor resultado, somando 1.069 novos vínculos, seguido pela agropecuária, com 911 postos. No mesmo mês de 2024, o campo havia registrado saldo negativo de 83 empregos.

A construção civil também se destacou, alcançando 889 novas contratações, enquanto o setor da indústria somou 562 e o comércio, 306.

Segundo o levantamento do MTE, a geração de empregos se manteve distribuída entre as diferentes regiões do estado, refletindo estabilidade nas contratações ao longo dos meses.

Entre os municípios que tiveram destaque, a capital, Cuiabá, liderou a criação de vagas, com 846 registros, seguida por Lucas do Rio Verde, que abriu 603. Além destes, Várzea Grande teve 285 novas oportunidades, Sinop contabilizou 232 e Primavera do Leste completou o grupo com 207.

Para a Sedec, o balanço reforça o desempenho positivo dos municípios que são polo da economia estadual, que concentram as principais atividades produtivas e comerciais.