A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou ao Correio da Manhã que as obras de reforma e revitalização da icônica Piscina de Ondas do Distrito Federal atingiram 15% de conclusão. A reforma, que visa resgatar um importante espaço de lazer e memória afetiva da capital, teve seu início em março deste ano e conta com um investimento total de mais de R$ 18 milhões. A entrega final está prevista para o segundo semestre de 2026.
Segundo a Novacap, vários serviços já foram finalizados. Na etapa inicial, houve a conclusão dos projetos executivos e do canteiro de obras. Em relação à movimentação de terra, foram realizadas a locação, terraplanagem (cortes e aterros), escavação e compactação do Rio Lento e das piscinas infantis. A parte estrutural incluiu demolições em geral, remoção dos revestimentos da piscina de ondas e recuperação estrutural da antiga piscina. Por fim, na área de instalações, foram executadas a escavação e o lançamento de rede hidrossanitária e hidráulica para as futuras instalações dos banheiros e vestiários do local.
Atualmente, os trabalhos em andamento incluem a montagem de forma e armadura das casas de máquinas e cortinas do Rio Lento. Na área de acabamento, estão sendo feitos o chapisco e emboço da piscina de ondas, dos banheiros e vestiários. A equipe também trabalha no reboco, chapisco e recomposição do piso da casa de bombas, além de estar finalizando as instalações hidráulicas nos banheiros.
Segundo a vice-governadora Celina Leão (PP), a reforma foi parcialmente financiada por uma emenda parlamentar no valor de R$ 8 milhões destinada por ela quando era deputada federal. À reportagem, Leão celebra o andamento da construção.
“A piscina com ondas é um símbolo da memória afetiva de Brasília e agora será também um novo polo de lazer e turismo para a cidade. A revitalização desse espaço reforça o potencial do DF como destino de grandes experiências e qualidade de vida. Investir em equipamentos públicos como este é investir no turismo sustentável, na economia criativa e no orgulho de morar na capital do País”, afirma.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, destaca o valor simbólico e econômico do projeto. “A retomada da piscina de ondas representa muito mais do que a recuperação de um equipamento público. É a devolução de um espaço afetivo e simbólico para a população do Distrito Federal, que há décadas guarda lembranças de lazer e convivência nesse local. Além de beneficiar diretamente as famílias que terão um novo espaço de recreação, o equipamento reforça o potencial turístico de Brasília, movimentando o comércio local, o setor hoteleiro e o turismo interno. A Novacap tem orgulho de contribuir para a revitalização de um patrimônio que faz parte da história e da identidade da nossa cidade”, declara.