Por: Mateus Lincoln - BSB

Escola de Ceilândia defenderá o DF em olimpíada nacional

Evento reúne escolas públicas e privadas de todo o país | Foto: Ascom/SEEDF

O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 04 de Ceilândia representará o Distrito Federal na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), após conquistar o primeiro lugar na fase regional do Centro-Oeste. A competição será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 22 deste mês, reunindo equipes de todo o país.

O grupo é formado por quatro alunos e pela professora Vanessa Cristina Vasconcelos. Na fase anterior, os estudantes criaram um jogo educativo em formato de caça ao tesouro, que abordou temas sobre quilombos e educação antirracista no Brasil.

A próxima etapa contará com atividades práticas, como minicursos, visitas técnicas, corrida de orientação e cerimônia de premiação.

A OBRAC é coordenada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento reúne alunos de escolas públicas e privadas, desafiando-os sobre mapeamento e geografia.

 

Investimentos

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), reuniu-se ontem (3) com o governador Eduardo Riedel (PP), parlamentares federais e estaduais para tratar de novos investimentos na cidade. Ela solicitou R$ 140 milhões em obras de infraestrutura e mobilidade urbana.

Audiência

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal fará audiência dia (12), às 14h, para debater, junto à comunidade do Park Way e região, os danos ambientais e de parcelamento irregular do solo causados nas imediações das Áreas de Proteção Ambiental.

Transparência

O Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso cumpre a Constituição ao garantir o acesso público às informações institucionais. Por meio do menu Portal da Transparência, o cidadão pode consultar dados referentes às diversas áreas da administração do Tribunal de Justiça e tirar dúvidas.

Regularização

Nesta terça-feira (3), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza audiência pública para debater a regularização fundiária da Fazenda Sálvia, área localizada entre Sobradinho e Planaltina. O encontro acontece na Escola Classe Núcleo Rural Córrego do Arrozal, em Sobradinho.

Edital

A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) lança, pela primeira vez, um edital para contemplar manifestações da cultura negra, quilombola e de periferia. O investimento é de R$ 1 milhão e vai contemplar 20 projetos com o objetivo de fortalecer e valorizar as expressões culturais.

Mutirão

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Goiás, em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), promovem uma edição do Mutirão de conciliação, que segue até esta sexta-feira (7), reforçado o compromisso dos órgãos com a efetividade dos direitos do consumidor.

Habitação

O governo de Mato Grosso realiza hoje (4), a entrega de nove novas unidades habitacionais do Programa SER Família Habitação - Faixa Zero em Novo São Joaquim. Nesta modalidade não há custos para os beneficiários. A cerimônia será às 15h e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes.

Africanidade

A Cidade Universitária sedia até dia 8 Festival Africanidades: Travessia Cultural na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS). Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o evento reúne palestras e rodas sobre a cultura afro-brasileira, atividades, musicais, de moda e gastronomia. A programação é gratuita.

Espetáculo

O espetáculo goiano Espécie, referência em teatro e com 12 anos de estrada, fará a terceira turnê internacional pela Europa. A circulação, que começa nesta sexta (7) e segue até 4/12, inclui apresentações em cidades como Madri, Zaragoza e Manzón, na Espanha, além de Aveiro e Lisboa, em Portugal.

Matrículas

Começa ontem (3) a primeira etapa do período de pré-matrículas da REE (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Os interessados em continuar, ou em ingressar, em uma das unidades escolares estaduais podem realizar o preenchimento das informações até o dia 31/12.