Até 19 de novembro, o galpão anexo ao Planetário de Brasília funciona como um centro de inteligência artificial e realidade virtual instalado para receber a comunidade escolar do Distrito Federal.
Em entrevista ao Correio da Manhã, o secretário da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rafael Vitorino, explica que o projeto “IA nas Escolas” é um espaço interativo voltado ao aprendizado e à experimentação com Inteligência Artificial (IA).
“Convida o público a descobrir, de forma prática e acessível, como essa tecnologia está transformando o mundo. Trazer esse projeto para um local icônico como o Planetário de Brasília é uma ação estratégica do governo para democratizar o acesso às novas tecnologias. Não basta apenas falar sobre Inteligência artificial, precisamos garantir que os estudantes da nossa rede pública tenham contato direto e prático com essas ferramentas. Este projeto desmistifica a IA e, o mais importante, prepara essa juventude para as profissões do futuro”, declara.
Ele conta que entre as atividades, a programação inclui visita ao Museu da História da IA, exposição, quiz interativo, área gamer e experiências com realidade virtual.
“Além disso, contamos com palestras do especialista e curador do projeto, Clark Paiva, que aborda os impactos e as possibilidades da inteligência artificial na sociedade atual”, afirma.
Segundo o secretário, a expectativa é atender cerca de 1,6 mil alunos da rede pública. Vitorino também ressalta que, aos fins de semana, o Planetário estará aberto à comunidade oferecendo uma experiência imersiva e educativa sobre o universo da IA.
Qualificação
Para o secretário, o projeto representa uma oportunidade de ampliar o acesso dos jovens às novas tecnologias e qualificá-los para o mercado de trabalho do futuro.
“O mais importante é que estamos preparando essa juventude para as profissões do futuro. Este projeto amplia as oportunidades de inserção profissional dos nossos jovens e garante que ninguém fique para trás nesta transformação digital. A Inteligência Artificial é a tecnologia que vem moldando o mundo contemporâneo. Sua importância é central para o desenvolvimento da sociedade e para a inovação.”, diz.
“Eu acredito que a IA deve ser uma ferramenta prática de formação. Os jovens devem ser protagonistas dessa revolução tecnológica. A inovação, impulsionada pela IA, deve ser vista como um caminho de aprendizado, de carreira e de impacto social para as novas gerações”, conclui.