Por: Thamiris de Azevedo

Chuva forte no DF alerta para cuidados

Retorno das chuvas exige maior atenção no trânsito | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A intensidade das chuvas nos últimos dias impactou os brasilienses. A primavera é uma estação de transição, marcada por características do inverno, como o clima seco e frio, e do verão, com altas temperaturas e grande volume de chuvas. Especialistas explicam que o verão é a estação mais chuvosa do ano e, por isso, à medida que se aproxima, é natural que as precipitações aumentem.

Cuidados

O Correio da Manhã procurou a Novacap para saber sobre os registros de quedas de árvore, problema frequente na capital durante a chuva. A companhia respondeu que foram registradas 12 quedas de árvores, e que a empresa está executando um plano de ações preventivas voltado à manutenção da arborização de todo o DF. Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informou que a equipe cortou sete árvores que apresentaram riscos durante a última precipitação.

Em nota, o CBMDF alerta moradores sobre os riscos em áreas como encostas, margens de córregos e regiões sujeitas à erosão. Nessas localidades, é fundamental redobrar a atenção e adotar medidas preventivas para evitar alagamentos, deslizamentos e desabamentos. A recomendação é evitar construções em locais vulneráveis, manter calhas, bocas de lobo e canais de drenagem limpos, além de não acumular lixo ou entulho próximo às residências, o que pode obstruir bueiros e agravar enchentes. Rachaduras em paredes, pisos, portas e janelas que passam a travar, fazem estalos ou movimentam o solo são sinais que exigem evacuação imediata e acionamento dos profissionais.

O Detran-DF afirma que o período chuvoso eleva o risco de sinistros, especialmente associados a comportamentos como excesso de velocidade, uso do celular ao volante e a falta de atenção. O órgão orienta que os condutores mantenham distância segura do veículo à frente, reduzam gradualmente a velocidade, evitem frear em casos de aquaplanagem, mantenham os faróis baixos ligados e utilizem corretamente o limpador de para-brisas e o desembaçador.

É fundamental trafegar com pneus em bom estado. No caso de motociclistas, é recomendado evitar chuvas fortes e a utilização de equipamentos de proteção adequados. Ainda, o departamento de trânsito afirma que os pedestres também devem redobrar a atenção pela baixa visibilidade dos condutores, utilizando de sinais e realizando travessias em locais seguros.

A reportagem procurou a Terracap para saber como foi a eficácia do Programa Drenar-DF após as fortes chuvas registradas nos últimos dias. Em nota, a companhia respondeu que após a finalização da obra o sistema está em plena operação e agiu de forma eficiente ao grande volume de precipitação.