Por: Thamiris de Azevedo

Cartão Uniforme implementado no DF

Cartão permitirá compra do uniforme de malharias locais | Foto: Jotta Castro/Ascom SEEDF

Foi anunciada, na última quarta-feira (1º), durante cerimônia no Palácio do Buriti, a implementação do Programa Cartão Uniforme Escolar para os alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, a partir de janeiro de 2026. O Projeto de Lei foi assinado e sancionado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

Segundo o Governo do DF, o repasse anual definido pela Secretaria de Educação (SEEDF) e previsto na Lei Orçamentária Anual será de mais de R$ 200 milhões para atender a 453,4 mil matriculados, com quase 3 milhões de peças.

O programa também firma parceria com malharias locais, uma vez que, até então, segundo informação citada durante o evento pela secretária da Secretaria de Educação, Hélvia Paranaguá, a maior parte dos contratos foram firmados com empresas de fora do DF. O edital para cadastramento será lançado em 10 de outubro.

“O governador, então, decidiu que faríamos o cartão. Assim, a gente fortalece as malharias e gera emprego para as nossas costureiras, que estão precisando dessa força”, afirma.

À reportagem, o propositor da lei em 2023, deputado distrital Ricardo Vale (PT), destaca que a iniciativa irá beneficiar milhares de pessoas.

"Estou muito orgulhoso por essa conquista. Desde 2023, nosso mandato tem se dedicado com empenho à construção deste programa. Fomos os autores da proposta original, que alertava o governo sobre a importância de confeccionar os uniformes aqui no DF, gerando emprego, renda e movimentando a economia local. Mesmo com o veto ao nosso Projeto de Lei, a ideia seguiu viva e inspirou o GDF a criar um projeto semelhante, que agora sai do papel e se torna realidade”, afirma.

Curso gratuito

Estão abertas, até o dia 5 de outubro, as inscrições para o Projeto Investe DF, que disponibiliza cursos gratuitos de capacitação em costura voltados à produção de uniformes escolares da rede pública. Os interessados devem realizar a inscrição pelo site do Instituto BRB.

Até o dia 31 de outubro, responsáveis e estudantes maiores de idade poderão efetuar o cadastro para matrícula na rede pública de ensino do Distrito Federal. O processo pode ser realizado de forma online, pelo site da Secretaria de Educação do DF, ou por telefone, no número 156 (opção 2).