O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), firmou parceria inédita com a organização internacional ChildFund para fortalecer a proteção de crianças, adolescentes e jovens contra a violência online. Segundo a Secretaria, esta é a primeira iniciativa do tipo no Brasil e servirá de referência para todos os estados, municípios e até outros países.
O acordo representa a união dos projetos do ChildFund voltados à proteção digital com o programa de Letramento Antipedofilia desenvolvido pela Sejus. As primeiras ações estão previstas para iniciar neste mês, com capacitações para conselheiros tutelares, professores, educadores, famílias e outros atores da rede em temas como segurança digital, prevenção e enfrentamento da violência online.
“A parceria une a experiência e os conteúdos digitais do ChildFund como cursos, metodologias e alcance internacional com a base prática e territorial do Letramento Antipedofilia no DF. Dessa união surge um programa mais amplo de proteção online, que combina prevenção, capacitação e formulação de políticas públicas específicas para Brasília”, diz a Secretaria à reportagem.
Em nota, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca o impacto da parceria para a rede de proteção.
“É muito importante que possamos orientar, capacitar e levar conhecimento aos garantidores de direitos de crianças e adolescentes aqui no DF. Temos aproximadamente 800 mil crianças, muitas delas em situação de risco. Nossos conselheiros tutelares e todos os atores da rede precisam cada vez mais de ferramentas para proteger e ampliar a prevenção”, afirma.
Já o presidente administrativo do ChildFund, Mauricio Cunha, reforça que o acordo vai além da proteção digital.
“Estamos criando futuros com mais proteção a crianças e adolescentes. Essa cooperação une forças para fortalecer a educação digital, apoiar o combate à pedofilia e outras violências na internet e dar ferramentas às famílias e profissionais, para identificar riscos e proteger crianças e adolescentes"
O que é ChildFund
A organização internacional está presente em mais de 70 países, incluindo o Brasil, e desenvolve projetos sociais voltados à proteção e ao fortalecimento comunitário de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade. No campo digital, a entidade possui iniciativas para educação digital, prevenção e enfrentamento da violência online, com a oferta de cursos, capacitações e ferramentas de apoio para famílias e profissionais.