Setembro é instituído como “Mês do Turismo Cívico", pela lei 6.882 de 2021, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal. O Correio da Manhã conversou com as Secretarias para saber como acontecerão os eventos voltados para a ação, ocasião em que a Secretaria de Turismo (Setur) destacou que aposta, principalmente, na movimentação cívica nesta primeira semana, quando acontece o tradicional Desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
Neste ano, a Setur, em parceria com o Ministério do Turismo, também vai proporcionar a participação de cerca de 100 crianças da rede pública de ensino, que terão a oportunidade de acompanhar o desfile de perto, nas arquibancadas, por meio do programa “Conheça o Brasil: Cívico”.
A pasta também destaca City Tour Cívico, projeto que leva moradores e turistas a conhecer os principais pontos da capital ligados à história e à construção da cidade. Além disso, os Centros de Atendimento ao Turista estarão disponíveis em diferentes pontos da cidade, oferecendo informações, atendimento especializado e distribuindo a Rota Cívica de Brasília, um guia que valoriza os principais atrativos.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o objetivo é incentivar a identidade nacional.
“O turismo cívico está na essência da nossa cidade e é um dos grandes diferenciais que temos para oferecer ao Brasil e ao mundo. Ao incentivar essas experiências, fortalecemos a identidade nacional, movimentamos a economia e mostramos a importância de Brasília como destino que une história, cidadania e cultura”, ressalta.
Segurança
A Secretaria de Segurança Pública divulgou que concluiu o Protocolo de Operações Integradas para o desfile. O esquema de segurança contará com o reforço de policiamento em toda a região. As alterações no trânsito na Esplanada dos Ministérios terão início a partir das 17h de sábado (6). O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito, e prédios públicos estarão protegidos por gradis. Equipes de emergência e combate a incêndios também atuarão no local, e a 5ª Delegacia de Polícia terá reforço no efetivo para atendimento de ocorrências.