Por: Thamiris de Azevedo

DF pode ter nova Região Administrativa

A Capela São Francisco de Assis fica na região de Ponte Alta | Foto: Divulgação

A região de Ponte Alta Norte, atualmente submetida à administração do Gama, pode se tornar a Região Administrativa (RA) XXXVII. Corre na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Projeto de Lei 1064 de 2024, que visa a autonomia da gestão do local, tornando-a uma RA independente do Gama.

Segundo o documento, a nova Região Administrativa também inclui as áreas rurais da Casa Grande, Monjolo e Olhos D’água. A proposta também prevê a transferência de parte do patrimônio e do acervo do Gama para a nova RA.

Em entrevista ao Correio da Manhã, o deputado distrital autor do projeto, Rogério Morro da Cruz (PRD), diz que a necessidade de transformar Ponte Alta em uma RA surgiu do crescimento da população.

"É em razão do crescimento urbano da região, iniciado na década de 1980. Com o aumento populacional e a consolidação de bairros vizinhos, como Casa Grande, Monjolo e Olhos D’Água, a comunidade passou a demandar uma estrutura administrativa própria. O projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais da Casa e é a materialização desse pleito histórico. Esse foi o primeiro passo para que a proposta avance nas demais etapas e possa, em breve, ser apreciada em plenário e encaminhada à sanção do governador”, afirma.

Segundo o parlamentar, a atual vinculação à Administração Regional do Gama não consegue atender às complexidades das demandas locais.

“São cerca de 40 mil habitantes que precisam de infraestrutura, serviços públicos e ordenamento territorial específicos. Uma RA própria permitirá respostas mais eficazes para a população”, relata.

Para ele, a principal vantagem está em descentralizar pois, segundo o deputado, isso garante maior proximidade do poder público com a comunidade e maior agilidade na solução de problemas locais.

“Além disso, fortalece a identidade territorial e cria condições para políticas públicas mais adequadas à realidade da população”, avalia.

Próximos passos

A realização de audiência pública é um dos critérios estabelecidos por lei para a criação de uma nova região administrativa no Distrito Federal. Segundo o parlamentar, está marcada para a próxima sexta-feira (29), às 19h, uma reunião aberta a população para discutir o tema. O debate, que será presidido pelo distrital, acontecerá na Mansão dos Prazeres, localizada no Gama.