A primeira fase da Caravana da Castração, da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova) e da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), percorreu dez cidades de Mato Grosso do Sul em 38 dias.
Foram oferecidos serviços de esterilização, implantação de microchips e fornecimento de medicação pós-cirúrgica.
Até a última terça (12), haviam sido feitos 4,1 mil procedimentos, com média de 150 por dia. A meta é encerrar, na quarta-feira (20), com 5,3 mil cirurgias, restando 113 para atingir o objetivo de 5.500.
Em Aquidauana, o número chegou a 750, superando o previsto. Corumbá, última cidade visitada, recebeu 1,6 mil vagas e será sede de evento no dia 20 para entrega de medalhas a dez representantes locais. A mobilização foi registrada também no número de cadastros na plataforma SigPet, que chegou a 14,8 mil, mais que o dobro de vagas disponíveis.
A segunda etapa atenderá 14 municípios, começando por Inocência, entre os dias 22 e 24, seguida por Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Nova Andradina, Taquarussu, Batayporã e Novo Horizonte do Sul.
Os agendamentos ocorrem sempre no dia anterior ao atendimento. O calendário segue até 6 de outubro, com ações que envolvem prefeituras e comunidade para preencher as vagas e garantir cuidados a cães e gatos. Para o atendimento, é necessário jejum prévio e avaliação clínica na triagem. Animais com comorbidades podem ser reagendados. A marcação por microchip apoia a identificação e o controle populacional.
Os registros desta etapa orientarão ajustes de logística e comunicação na sequência do roteiro. Informações e cadastro são realizados pelo SigPet.