Por:

Infrações de trânsito crescem 208% em MT

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso registrou alta de 208% nas infrações cometidas nas rodovias estaduais no primeiro semestre de 2025, com quase 52 mil notificações. No mesmo período de 2024, haviam sido contabilizadas 16,8 mil infrações.

No perímetro urbano, as autuações cresceram 186%, passando de 11,8 mil, no ano passado, para 34 mil neste ano.

Entre os casos mais registrados estão excesso de velocidade, uso do celular durante a condução, desrespeito ao uso do cinto de segurança, ultrapassagens em local proibido e transporte inadequado de crianças.

O aumento na fiscalização tem relação com a ampliação do efetivo e da estrutura de atuação da corporação.

As ações ocorreram em trechos como Helder Cândia (MT-010), Palmiro Paes de Barros (MT-040), entre Primavera do Leste e Rondonópolis (MT-130), e Emanuel Pinheiro (MT-251), além de avenidas da Região Metropolitana de Cuiabá. Ao todo, 59,3 mil veículos foram abordados.

Destes, 1,8 mil foram removidos por irregularidades e 4,8 mil condutores não tinham carteira de habilitação. Ainda no primeiro semestre, o batalhão realizou 2,3 mil operações com bloqueios e barreiras.

Foram quase 8,3 mil testes de etilômetro, com 564 motoristas flagrados sob efeito de álcool. Ao todo, 203 pessoas foram presas por embriaguez. As equipes confeccionaram 358 boletins e 511 termos circunstanciados. Durante as abordagens, 51 foragidos da Justiça foram detidos com mandado em aberto. Além disso, 903 suspeitos foram levados à delegacia.

Os militares atenderam 73 acidentes de trânsito nos seis primeiros meses do ano. As ações integram o programa estadual de segurança com foco em reduzir crimes e acidentes nas estradas e nas cidades.