Por:

Educação financeira nas escolas de Brasília

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina (CEF 03) participam do projeto Caminho da Riqueza, iniciativa que ensina, na prática, como lidar com dinheiro. A proposta, apoiada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), utiliza uma moeda fictícia chamada XEF.

Os créditos são distribuídos a cada bimestre, com base nas notas obtidas pelos estudantes.

O valor acumulado pode ser trocado por produtos oferecidos dentro da escola em dias específicos. A ação busca desenvolver uma relação mais consciente com finanças pessoais desde cedo. O projeto ocorre no contraturno escolar e utiliza os boletins dos alunos como base de cálculo dos pontos.

De acordo com a divulgação feita pela SEE-DF, para cada nota, um valor equivalente em XEF é registrado. Disciplinas em que o estudante fica em recuperação geram desconto de 25% no total de créditos.

Caso o desempenho seja baixo em quatro ou mais matérias, não há liberação de saldo.

Os itens disponíveis na chamada "Vendinha" vão de balas e brinquedos a artigos de papelaria com custo mais elevado, estimulando a organização e o planejamento dos gastos entre os participantes.

Segundo informações da secretaria, para manter a sustentabilidade, o projeto adota uma lógica de economia circular.

Os alunos são incentivados a levar materiais recicláveis, que são convertidos em recursos para o funcionamento da ação.

A moeda fictícia e as trocas criam um ambiente de aprendizado sobre metas, controle de gastos e importância de poupar.

A proposta, ainda segundo a SEE, tem como objetivo não apenas o desenvolvimento de habilidades matemáticas, mas também o incentivo à autonomia e à responsabilidade financeira dos estudantes da rede pública do Distrito Federal.