Por: Thamiris de Azevedo

Biblioteca no Riacho Fundo em risco

Espaço passaria a abrigar praça para food trucks | Foto: Secec

A biblioteca da região administrativa do Riacho Fundo I, que funciona há 34 anos no mesmo local, pode ser realocada para um espaço menor e corre o risco de não cumprir mais com sua função. Segundo Miguel Ribeiro, coordenador de articulação do Comitê de Cultura do DF, o novo espaço tem tamanho “kinder ovo”. A ideia da administração é transferi-la do local em que está para um antigo posto policial implantado no governo Agnelo Queiroz que, pelo formato, era apelidado pela população de “kinder ovo”. O espaço original, de fato, é diminuto: se destinava a abrigar uma mesa para dois policiais.

“Na nova proposição, a biblioteca será realocada para uma área de 200m² onde funcionava o antigo Posto Comunitário de Segurança”, afirma.

Miguel relata que a atual biblioteca tem boa estrutura, salas com ar-condicionado e um espaço de 300m² construídos em um terreno de 3 mil m². Ele conta que lá são realizadas diversas atividades culturais para a comunidade. Segundo o coordenador do comitê, hoje, a biblioteca possui mais de oito mil usuários cadastrados.

Food Truck

De acordo com Ribeiro, a realocação da biblioteca teria como objetivo liberar o espaço atual para a instalação de food trucks.

“O administrador tem uma visão particular para o terreno onde está a biblioteca, uma praça iluminada, e com chafariz para atender aos food trucks”, afirma.

Para Miguel, a biblioteca é o ponto mais precioso da região. “É um dos espaços mais antigo da cidade. É um ponto de convergência de diferentes segmentos da comunidade. Mesmo com recursos escassos, essa biblioteca consegue funcionar a todo vapor”, defende.

Em defesa do local, o ativista cultural marcou para o dia 26 um ato denominado “Biblioteca Fica”. Na ocasião, dezenas de pessoas pretendem dar um abraço coletivo na estrutura da biblioteca.

“A comunidade defende não apenas a permanência da biblioteca, mas também o fortalecimento da equipe, a realização de obras de reforma e a ampliação do espaço, para a qual já foi doado, inclusive, um projeto arquitetônico. Além disso, está em discussão a criação do Jardim Literário do Riacho Fundo, que prevê o aproveitamento da área externa como espaço de convivência e para a programação cultural”, diz.

O que diz a Administração

À reportagem, a Administração Regional do Riacho Fundo I confirmou que existe um estudo para a mudança de local da biblioteca, mas ressaltou que nenhuma decisão foi tomada até o momento. Segundo o órgão, a nova unidade ficará próxima à Administração Regional, embora o local exato ainda não tenha sido divulgado.