Pesquisa realizada pelo Instituto Opinião, divulgada na última quarta-feira (16), aponta que a atual vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), lidera a corrida pelo Palácio do Buriti em 2026, com 27,5% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o deputado federal Fred Linhares (Republicanos), com 21,2%.
Na sequência, o atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass (PV), tem 9,3%, o ex-interventor da segurança pública e atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB), 6,9%, e o senador Izalci Lucas (PL), 5,9%. A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) registra 4,2%, e o Coronel Moreno (PTB), 0,9%. Nulos e brancos somam 9,4%, e os indecisos ou que não souberam responder, 14,7%.
A pesquisa coletou informação de mil do DF, entre os dias 11e 13 de julho. A margem de erro é de 3% com 95% de confiabilidade.
Senado
Para o senado, Michelle Bolsonaro (PL) lidera com 29,0% das intenções de voto, seguida por Ibaneis Rocha (MDB), com 22,1%, e Leila do Vôlei (PDT), que aparece com 20,9%.
Na sequência, Fred Linhares (Republicanos) tem 18,9%, enquanto Erika Kokay (PT) registra 16,2% e Bia Kicis (PL) aparece com 15,1%. Reguffe (Solidariedade) tem 11,9%, Paula Belmonte (Cidadania) soma 4,0% e Sebastião Coelho (Novo) fecha com 3,5%. Ainda, 36,7% dos entrevistados se declararam indecisos e 21,7% afirmaram que votarão em branco ou nulo
Ibaneis
Na avaliação do governo Ibaneis Rocha, 54,5% dos entrevistados disseram aprovar a atual administração, enquanto 40,8% desaprovam. A gestão é avaliada como ótima ou boa por 34,3%, enquanto 35,4% consideram regular. Já 28,4% classificam como ruim ou péssima.
Arilton Freres, diretor do Instituto de pesquisa, ao Correio da Manhã observa que os políticos de direita lideram. Apesar de outras pesquisas já terem apontado a tendência de Celina, o especialista também destaca o crescimente de Linhares.
“O campo mais à direita, segue liderando com uma certa folga as eleições para o ano que vem no DF. Celina Leão mantém a dianteira, é a vice-governadora, com apoio do atual governador e da própria máquina. Mas também chama atenção o deputado federal Fred Linhares” afirma.
O especialista também analisa a recuperação da imagem de Ibaneis depois do 8 de janeiro.
"Foi o momento mais difícil do governo Ibaneis, mas que parece ter se recuperado. Ele também está conseguindo manter a vice-governadora na liderança para o governo”, avalia.