A Esplanada dos Ministérios recebe, pela primeira vez, o campeonato mundial de skate “Street League Skateboarding” (SLS). No espaço, acontecerão duas competições diferentes, no sábado (12) e no domingo (13). Os ingressos, fornecidos gratuitamente, se esgotaram em poucos minutos.
O evento também conta com uma estrutura que transforma o cenário urbano em arena de competição e convivência, com ativações interativas, música, food trucks e experiências voltadas aos fãs do esporte.
Novos skatistas
No sábado (12), ocorre a primeira etapa do Circuito Banco do Brasil de Skate Street. Nesse dia, skatistas, entre homens e mulheres, buscarão vagas e visibilidade para o SLS Championship Tour 2026. Os vencedores do BB LAB 2024, Duda Ribeiro e Murilo Marques, já estão classificados para a disputa em Brasília.
Antes de cada competição principal, haverá o SLS Select Series Jam, onde 15 skatistas, indicados pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSK) e pela Federação de Skate do Distrito Federal, irão disputar oito vagas na final do SLS Select Series.
A temporada 2025 contará com três etapas. Começa em Brasília e segue para Saquarema (RJ), no dia 14 de setembro. A terceira etapa ainda terá local e data a serem anunciados.
Os vencedores da primeira etapa citada irão competir, também, no domingo (13).
Competição mundial
No segundo dia, o público acompanha a estreia do novo formato de competição Spot Takeover, do Championship Tour 2025. Na ocasião, os skatistas têm sete tentativas de manobras, valendo as três melhores pontuações. A pista montada em frente ao Congresso Nacional será mais curta e técnica.
Estão confirmados nomes como a medalhista e campeã Rayssa Leal, Felipe Gustavo, Nyjah Huston, Giovanni Vianna, Pamela Rosa e Gustavo Ribeiro. Segundo o Ministério do Esporte do Governo Federal, os atletas são contemplados pelo programa “Bolsa Atleta”. Segundo o Ministério, o programa beneficia 24 skatistas, da categoria estudantil até o alto rendimento, com bolsas que variam de R$ 450 a mais de R$ 16 mil.
“Esta será a primeira vez que o Brasil recebe uma etapa do SLS Championship Tour no formato Spot Takeover, modalidade que leva a disputa para cenários urbanos, fora das arenas tradicionais, com pistas que recriam elementos das ruas e resgatam a essência do skate autêntico”, afirma nota da produção do evento.