Por: Thamiris de Azevedo

Atletas do Detran ganham medalhas nos EUA

Sandra: medalha de prata representa grande superação | Foto: Detran-DF

Entre os dias 27 de junho e 6 de julho, o Departamento de Trânsito do DF (Detran) participou dos Jogos Mundiais de Polícia e Bombeiros (World Police and Fire Games), que aconteceu na cidade de Birmingham, no Alabama, nos Estados Unidos.

O World Police and Fire Games ocorre a cada dois anos. Neste ano, 60 países participaram da competição. No quadro geral de medalhas, os Estados Unidos conquistaram o primeiro lugar, com 1.219 medalhas. Já o Brasil, ocupou o segundo, com um total de 698 medalhas, sendo 249 de ouro, 232 pratas e 217 de bronze.

Em 2027, o evento está previsto para ocorrer na Austrália e em 2029, na Índia.

Nadadora

A servidora do Detran, Sandra Barbosa, foi uma das competidoras. Ela trabalha no órgão desde 2009, na unidade de Sobradinho, região administrativa do DF. Em entrevista ao Correio da Manhã, conta que esta não foi a primeira competição da qual participou representando o Detran. Ela destaca sua participação em duas edições das Olimpíadas de Integração das Forças de Segurança do DF.

Desta vez, Barbosa conquistou a medalha de prata na prova de 1.500 metros do nado livre. Para a competição, a atleta afirma que intensificou a preparação a partir de abril, treinando sete vezes por semana.

Sandra possui uma perna mecânica, em decorrência de um acidente de trânsito. Ela chegou a duvidar de sua capacidade, mas superou os próprios limites, mostrando que a determinação pode vencer qualquer barreira.

“Considero uma das maiores conquistas de toda minha trajetória como atleta. Não existe uma categoria para pessoas com deficiência nos jogos, e eu possuo uma. Sinceramente, eu não acreditava que conseguiria ganhar medalhar justamente por estar competindo com as melhores do mundo e com essa “desvantagem”. Estou acostumada a competir com moças com a mesma deficiência que eu tenho, e dessa vez não tinha essa modalidade. Mas aconteceu! Fiz o meu melhor, e me sinto realizada e honrada por representar bem o Detran em um evento esportivo tão importante”, comemora.

Além da Sandra, representando o Detran-DF, Tauana Shmidt conquistou cinco medalhas de ouro na natação, nas provas de nado livre de 100m, 200m, 400m, 800m e 1.500m. Andrea Angélica garantiu uma medalha de ouro no fisiculturismo, enquanto Suellen Keyze conquistou a prata no atletismo, na prova dos 10.000 metros.